Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 09:39

SGP+M da Landis+Gyr é o primeiro sistema de medição eletrônica de energia a ser homologado pelo Inmetro

Após 20 meses de estudos e minuciosos testes, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) homologou o primeiro sistema de medição eletrônica do País, o SGP+M da Landis+Gyr. A portaria 213 foi publicada no Diário Oficial da União de 02 de julho de 2009.

Durante o processo de homologação do SGP+M, o Inmetro realizou uma série de ensaios nos equipamentos e software embarcado desenvolvidos pela  Landis+Gyr, aprovando todos sem restrições.

Segundo o gerente comercial da Landis+Gyr no Brasil, Ronaldo Paiva, a homologação do Inmetro prova que o produto da Landis+Gyr sempre esteve em condições de suprir as necessidades brasileiras. "Com isso todos ganham: O Cidadão Consumidor que poderá acompanhar diariamente o seu consumo e gerir a sua despesa; a Concessionária de Energia que reduzirá seus custos operacionais e ganhará mais agilidade e qualidade no atendimento de seus Clientes; a Indústria Nacional Especializada que se desenvolverá ainda mais, dominando inovadoras tecnologias e; o País, que passará a ser um verdadeiro provedor de alta tecnologia e inovação, mão de obra qualificada e emprego”, afirma Paiva.

Sistemas de medição - O sistema de medição eletrônica desenvolvido pela Landis+Gyr tem tecnologia 100% brasileira e, diferentemente dos tradicionais medidores de energia eletromecânicos, tem apenas um terminal informativo de consumo nos domicílios, enquanto o medidor é instalado na rua.

Além de ser um importante aliado para a implantação do smart grid  (uso intensivo da tecnologia da informação e comunicação para tornar mais inteligente a geração, transmissão e distribuição a energia elétrica) no Brasil, a medição eletrônica é um importante aliado das distribuidoras brasileiras de energia elétrica para combater as perdas não técnicas (furto, fraude, inadimplência, clientes clandestinos, etc). É bom lembrar que segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil perde anualmente mais de R$ 7,5 bilhões em furto de energia.

Além disso, com a medição eletrônica, as concessionárias conseguem um menor custo operacional, maior agilidade na prestação de serviços, um maior conhecimento dos seus consumidores e a oportunidade para a oferta de novos serviços.

A medição eletrônica permite ainda que os consumidores criem uma cultura popular contra o desperdício.  Afinal, o consumidor só pode controlar o seu consumo se souber efetivamente o que está consumindo.

Além disso, para comunidades que não sejam medidas atualmente, a medição eletrônica permite a emissão de contas de luz individuais para o consumidor, favorecendo a concessão de crédito e resguardando a cidadania.

Essa conscientização acaba incutindo na população a idéia do uso racional de energia, resultando em um menor impacto ao meio ambiente, graças à diminuição do consumo de combustíveis fósseis, menores investimentos em novas barragens/reservatórios, preservação de rios e matas, recuperação e equilíbrio da natureza e um, conseqüente, aumento na conscientização ambiental pela sociedade.

SGP+M: O projeto SGP+M nasceu na fábrica da Landis+Gyr no Brasil em 1994, baseado em experiências da empresa no resto do mundo e utilizando uma patente do CEPEL. Os primeiros projetos pilotos do sistema de medição centralizada da Landis+Gyr começaram em 1996, sendo que o mais importante foi o da Light que, entre 1998 e 2001, instalou mais de 12 mil pontos (unidades consumidoras) da solução.

Até a entrada da portaria nº 371 do Inmetro, que proibiu desde setembro de 2007 a comercialização e instalação de sistemas de medição eletrônica de energia que não fossem homologados pelo Inmetro, todos os projetos com esse tipo de medição de energia instalados no País então foram amparadas em autorizações específicas da ANEEL.

Neste período pré portaria nº 371, a Landis+Gyr fez grandes investimentos para garantir o avançado estágio tecnológico bem como a qualidade dos produtos entregues ao mercado.

Entre 1996 e 2007, mais de 300 mil consumidores em diversas concessionárias passaram a ser medidos pelo sistema SGP+M. Com a homologação do sistema pelo Inmetro, outros 200 mil pontos deverão ser medidos pelo novo sistema até o final do ano.

Landis+Gyr: Fundada em 1896  e com sede em Zug, Suiça, a Landis+Gyr é o fornecedor líder de soluções integradas de gestão energética perfeitamente adaptada às necessidades das empresas. Com uma presença global e uma reputação de qualidade e inovação, a Landis+Gyr é única em sua capacidade de construir soluções de medição avançada. Hoje, a companhia oferece o mais variado portfólio de produtos e serviços no setor de medição de energia e está preparando o caminho para a próxima geração de "smart grid".  Com  operação em 30 países dos cinco continentes, vendas superiores a 1,25 bilhões de dólares, a Landis+Gyr emprega mais de 5.000 profissionais com a missão de ajudar o mundo a gerenciar melhor a energia.

Com pesquisas voltadas para o desenvolvimento de soluções que auxiliem na utilização dos recursos naturais, como os sistemas de medição eletrônica de energia, a Landis+Gyr é uma Green Company, ou seja, uma empresa extremamente preocupada com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. "Nossos produtos e soluções têm como foco principal o meio ambiente e sua preservação", afirma Álvaro Dias Júnior,  vice-presidente executivo do Grupo Landis+Gyr e diretor-geral para a América do Sul.

Não por acaso, o slogan mundial da Landis+Gyr é "manage energy better".

Landis+Gyr no Brasil: Com mais de 400 colaboradores e vendas brutas em 2008 de R$ 200 milhões, a operação brasileira é um dos destaques do Grupo. A empresa ainda conta com cerca de 90 engenheiros trabalhando em Pesquisa e Desenvolvimento para garantir a evolução tecnológica e a qualidade dos produtos Landis+Gyr.

Dirigida por Álvaro Dias Júnior, vice-presidente executivo do Grupo Landis+Gyr e diretor-geral para a América do Sul, a operação no Brasil é, hoje, benchmarking para o restante do Grupo graças à arrojada política de lançamentos da empresa, que engloba não só novos produtos, bem como a entrada em novos nichos de mercado.

Outro diferencial encontrado na Landis+Gyr Brasil está no processo de montagem dos equipamentos. Ao invés das tradicionais linhas de montagem, a empresa adota células de trabalho. Com isso, garante um maior envolvimento do funcionário na produção, o que resulta em maior qualidade e precisão ao processo.

Além disso, a Landis+Gyr Brasil já exporta seu know-how em administração em Recursos Humanos para as outras unidades do grupo. Com avançados programas de valorização dos funcionários, transparência nas decisões e política diferenciada de salários e benefícios, a Landis+Gyr Brasil tem um turn over de menos de 1% ao ano e está há oito anos entre as 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo ranking da revista Exame.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira