Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 09:40

64º Congresso da ABM promove arena de inovação e negócios para o setor automotivo

Buscando mecanismos mais eficazes para aumentar a interação entre os centros de P&D e as indústrias da cadeia automotiva, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM promove no dia 15 de julho, a Arena de Inovação e Negócios.

O encontro, em parceria com a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Sebrae e Sectes (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico, faz parte da programação do 64º Congresso da ABM, que será realizado de 13 a 16 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

“A idéia da Arena de Inovação e Negócios é criar um espaço exclusivo para o contato direto entre micro, pequenas e médias empresas (empresas ofertantes), empresas de grande porte, como as siderúrgicas, indústrias de autopeças e montadoras (empresas demandantes) e centros de pesquisa, objetivando discutir o conceito de inovação, agregar soluções inovadoras e gerar novos negócios”, diz o coordenador do encontro e da Divisão de Metais e Revestimentos da Fiat, Frederico de Almeida Mendes.

Para assegurar o êxito desta iniciativa, tanto para os clientes como para os fornecedores, a programação será dividida em duas partes. Pela manhã, buscando o estabelecimento de um ambiente mais propício à inovação, serão apresentadas palestras com temas relacionados a tendências mundiais e substituição de produtos e processos.

“Nosso foco são as micro, pequenas e médias empresas, principalmente do ramo de autopeças, que muitas vezes não têm acesso aos centros de pesquisa. Vamos tentar desmistificar um pouco o conceito de inovação, mostrando, por exemplo, que inovação não significa apenas uma coisa nova, pode ser uma melhoria num processo já existente”, explica Mendes.

À tarde, com ênfase em tecnologia, haverá a Rodada de Negócios entre empresas que demandam e ofertam produtos e serviços, possibilitando iniciar ou fechar novos negócios. Estarão presentes representantes de institutos de ciência e tecnologia e de universidades de renome para tirar dúvidas ou auxiliar as empresas nos possíveis entraves tecnológicos, como testes de laboratório, certificação de produtos e prototipagem rápida, por exemplo.

O Encontro está sendo delineado a partir do levantamento das demandas tecnológicas junto às empresas da cadeia automotiva. As informações obtidas serão utilizadas para prospecção das tecnologias com potencial para atender às demandas para a criação de oportunidades de desenvolvimento de novas alternativas de negócios.

A programação do 64º Congresso da ABM prevê ainda dois workshops sobre inovação e o ‘Fórum de Líderes’, que tratarão a inovação sob três aspectos: como agente de transformação do negócio, agente de excelência operacional e posicionamento de mercado (passado e visão de futuro) e o papel da liderança.

Maior fórum de relacionamento da América Latina, o Congresso contará também com a apresentação de mais de 400 trabalhos técnicos, palestras de 12 keynnote speakers, workshops na área de inovação, mesa-redonda sobre os desafios para a construção em aço, Expomet, 9º Enemet – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas e visitas técnicas.

Na sessão nobre de encerramento do evento serão consolidados os desafios e as propostas para o futuro da siderurgia, a partir de palestras e mesa-redonda para a discussão de temas como a inovação para a competitividade, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social; a valoração do capital intelectual da empresa na avaliação de projetos pelo BNDES, capacitação tecnológica e o papel do Estado no desenvolvimento tecnológico de setores estratégicos [ Site www.abmbrasil.com.br/congresso/2009 ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira