Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 09:43

Área de seguros dos bancos no Brasil é a mais desenvolvida da América Latina

País representa 38% de todo o segmento da região, de acordo com estudo da everis.

São Paulo– De acordo com uma pesquisa mundial feita pela everis, consultoria multinacional de negócios, tecnologia da informação e outsourcing, a penetração dos bancos no setor de seguros de vida e previdência é de 55% no Brasil, atualmente. Na América Latina, o segundo colocado é a Colômbia, com 15% do mercado, e, nos Estados Unidos, o segmento representa apenas 2%. O estudo, que apresenta uma análise detalhada do setor em diferentes países e regiões do mundo, mostra que, apesar do número expressivo, o Brasil ainda está abaixo, se comparado com alguns países da Europa, como Portugal (76%), Espanha (65%), França (64%) e Itália (63%).

“O mercado segurador brasileiro tem um alto potencial de crescimento, já que hoje representa apenas 2,77% do PIB. Apesar disso, o País acumula 38% do segmento na América Latina e, junto com Porto Rico, México e Venezuela, responde por 75% da região”, afirma Rafael Garrido, sócio responsável pela área de Seguros e Saúde Suplementar da everis Brasil.

“As seguradoras dos bancos têm algumas vantagens, como o custo de administração de 16% do valor do prêmio contra 19% das demais seguradoras”, explica Garrido. De acordo com o executivo, as áreas de seguros dos bancos ganharam grande importância quando adquiriram um alto volume de clientes de baixa renda nos últimos anos. Mas, apesar disso, os bancos ainda precisam de uma boa estratégia para alcançar os diferentes segmentos de clientes e fornecer produtos específicos para satisfazer a suas necessidades. O mercado está crescendo muito e os bancos se beneficiam, mas podem crescer ainda mais incrementando seu market share até chegar aos níveis europeus.

No Brasil, os clientes dos bancos que possuem seguros nas próprias instituições ultrapassam os 10% em apenas um caso e, no restante, não passam dos 5%. Em países mais desenvolvidos nesse sentido, aproximadamente 15% da base de clientes do banco pode também ser cliente de seguros padronizados, como o de vida ou aqueles ligados a empréstimos. Essa porcentagem poderia atingir 40%, se a oferta de outros produtos fosse adequada aos perfis de clientes dos bancos.

O desenvolvimento das áreas de seguros dos bancos foi baseado nos produtos de vida e Previdência Social, mas, para que o modelo possa sobreviver e crescer neste mercado, os bancos terão de ampliar o portfólio, com seguros de automóveis, saúde e outros. O Brasil apresenta um crescimento nos negócios de seguros de bancos, em especial no segmento de Vida, que representa 49% do mercado. Dentre os 51% restantes, 58% são de seguro de carros, 22% correspondem a seguros contra outros danos, 7% contra incêndio, outros 7% de transporte e 6% de acidentes pessoais.

O sucesso do crescimento das seguradoras dos bancos no Brasil se deve a dois principais fatores – massificação dos produtos e modelo de distribuição. O desenvolvimento de produtos populares e a criação de canais específicos para o segmento de baixa renda permitiu a difusão do serviço entre esse segmento – 76% da população com renda mensal menor que US$ 1.000. Já a penetração em segmentos de rendas ainda menores é muito baixa, não alcançando os 4%.

O estudo também analisa os modelos de distribuição dos seguros nos bancos nos diferentes países e mostra as melhores práticas desenvolvidas pelos líderes desses mercados.

Perfil da everis - A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Polônia e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia e México) com 19 escritórios e 7 mil profissionais.

No Brasil, a empresa conta com mais de 450 profissionais, que atuam em três linhas de negócios: Business, Solutions e Centers. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2008, a empresa faturou mundialmente € 398 milhões e R$ 52 milhões no Brasil, onde espera um crescimento de mais de 50% nos próximos anos. Nesse ano, também foi eleita pelo Great Place Institute como uma das 50 melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira