Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 09:44

Fórum de discussão sobre direção e bebida abre Congresso Internacional de Ortopedia no Rio

Hugo Leal e casal Yared, pais do jovem morto em acidente no Paraná, participam do encontro.

Rio -“Direção e bebida – troque o risco pela vida” é tema do fórum de discussão que a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e a Ong TRÂNSITOAMIGO promoverão no dia 9 de julho (quinta-feira), às 10h, no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio. O fórum integra a abertura do XXI Congresso Internacional de Ortopedia e Traumatologia, que prosseguirá até o sábado, dia 11.

Todos os interessados podem participar desde que façam a inscrição previamente aqui neste endereço http://www.jz.com.br/net/e-flyer/ortra/2009-06-18.html ou pela ficha de inscrição encontrada no site do deputado Hugo Leal: www.deputadohugoleal.com.br .

O evento encerra a série de atividades que celebrou o primeiro ano de vigência, comemorado no último dia 20 de junho, da Lei 11.705/08, popularmente conhecida como Lei Seca. Esta medida tem sido considerada pela opinião pública como uma das leis mais importante do atual período legislativo, pelos surpreendentes efeitos positivos na redução de acidentes, mortos e feridos no trânsito.

- A Lei Seca trouxe uma série de benefícios no combate à combinação direção e álcool. No entanto, muito ainda deve ser feito para evitar acidentes recorrentes no trânsito em todo o país, como os inúmeros acidentes fatais ocorridos na cidade do Rio nas últimas semanas. Infelizmente estes acidentes não são uma fatalidade, são frutos da imprudência do motorista e da falta de uma fiscalização mais rigorosa – afirma o deputado Hugo Leal.

Durante o fórum será divulgada uma pesquisa inédita da SBOT sobre o comportamento dos jovens em relação à bebida e direção após o advento da lei; além do Relatório Mundial sobre a Segurança Viária da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as primeiras medidas práticas para a implantação no Brasil da Década de ações de Segurança no Trânsito 2010/2020, recomendada pela ONU para todos os países membros.

Também haverá o lançamento, no Rio, do livro “20 anos de lições de trânsito – Desafios e conquistas do trânsito brasileiro de 1987 a 2007” do jornalista J. Pedro Corrêa. A publicação é uma verdadeira radiografia de um setor que tem preocupado toda a sociedade pela gravidade dos seus impactos sociais e econômicos. A obra mostra, ao longo de 256 páginas, os avanços e revezes de um dos trânsitos mais violentos do mundo.

Entre as autoridades presentes ao evento destacam-se o dr. Marcos Musafir, ortopedista e traumatologista integrante da equipe científica da OMS; dr. Sergio Franco, dirigente da SBOT e coordenador da pesquisa; deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca; e o subsecretário de governo do Estado do Rio de Janeiro e coordenador da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes.

Também participarão do evento representantes da sociedade civil e vítimas de trânsito, em especial Christiane e Gilmar Yared, pais de uma das vítimas fatais do acidente provocado em Curitiba pelo ex-deputado Fernando Carli Filho; Gabriel Padilha, pai de Ana Clara, uma das cinco vítimas fatais do acidente da Lagoa Rodrigo de Freitas; e Fernando Diniz, presidente da trânsitoamigo e pai de Fabrício Diniz, vítima assim como mais duas amigas, da irresponsabilidade de um outro jovem que, após a tragédia, fugiu do país.[www.hugoleal.com.br | Por Aurélio Gimenez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira