Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 09:55

Porto do Rio grande intensifica prevenção a (H1N1)


A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvia), promoveu, no dia 3 de julho (sexta-feira), à tarde, em sua sede, reunião visando intensificar as ações de combate a influenza A (H1N1). Na ocasião, também estiveram representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Capitania dos Portos do Estado Rio Grande do Sul, do Hospital Santa Casa, e da Praticagem da Barra do Rio Grande.

De acordo com a chefe do posto da Anvisa-Rio Grande, Ana Maria Gonçalves, nas reuniões que são realizadas semanalmente são realizadas atualizações das informações previstas no Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza, dentro do Protocolo para Enfrentamento da Influenza A (H1N1), nos Portos, Aeroportos e Fronteiras. “Dessa forma mantemos o grupo sempre atualizado das medidas que devem ser adotadas para o enfrentamento do vírus”, salientou Ana.

O Porto do Rio Grande é um dos dez portos brasileiros que possui implantado o Plano de Contingência a Influenza, o que tem facilitado o trabalho de prevenção. No porto gaúcho a Anvisa está regularmente realizando o acompanhamento dos navios que se deslocam para Rio Grande verificando as escalas realizadas por eles 30 dias antes da chegada ao Município. No caso dos navios que procederem das áreas contaminadas e das áreas suspeitas, está sendo solicitado o preenchimento do Termo de Controle Sanitário do Viajante, onde constam dados pessoais, locais por onde os tripulantes estiveram, sinais ou sintomas de doenças, entre outras informações. Nos casos onde houver alguma suspeita de que o tripulante esteja contaminado com o vírus, o comandante do navio terá que informar com 24 horas de antecedência o porto local.

Dessa forma, a Anvisa providenciará uma inspeção no navio, que ficará em uma área designada, não permitindo a sua atracação. Caso algum dos tripulantes apresente os sintomas da gripe e risco de vida, ele será removido pela Marinha do Brasil, para uma ala isolada do Hospital Santa Casa do Rio Grande e o navio permanecerá em quarentena. Não havendo suspeita e o navio sendo liberado pela Anvisa, a operação transcorrerá normalmente.

Na reunião, foi repassado o organograma criado para o atendimento dos casos suspeitos, onde estão todos os procedimentos e os envolvidos no resgate. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que está sendo desenvolvido um trabalho com os caminhoneiros que se deslocam para o porto, através da distribuição de folhetos com informações básicas sobre a influenza A (H1N1). A SMS também salientou que foi feito um convênio com o Hospital Santa Casa que possibilitou a capacitação dos funcionários da secretaria, com informações referentes à nova gripe. Além disso, através da parceria serão capacitados, na próxima quarta-feira (08), os diretores das escolas da rede municipal de ensino. A idéia e que eles passem as informações para os professores que poderão orientar os alunos sobre A (H1N1). A secretaria também está repassando as informações as clínicas de atendimento 24h localizadas no Município.

Na ocasião, a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) ficou responsável por reproduzir novas cópias do material informativo confeccionado pela SMS para distribuí-los nas portarias dos terminais portuários. A Anvisa também está distribuindo na área do porto um material em português, inglês e espanhol com informações da gripe. A Praticagem da Barra do Rio Grande, também informou na reunião que equipou suas lanchas com luvas e máscaras que estão sendo utilizadas pelos práticos para acessarem os navios. Até o momento o porto rio-grandino não registrou nenhum caso da influenza A (H1N1).

Outro ponto destacado foi o Aeroporto do Rio Grande, que conta com a administração da Suprg. No local já foi colocado pela SMS o material informativo. No entanto, o trabalho será reforçado na próxima semana pela Anvisa que capacitará os funcionários do aeroporto. | Alan Bastos .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira