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04/07/2009 - 10:18

Nakata pinta o mercado de Azul


Reposicionamento da marca de fabricante de freios, suspensão e direção contempla ações para toda cadeia.

Tudo azul, tudo Nakata. Essa é a nova assinatura adotada pela Nakata, fabricante de freios, suspensão e direção, marca da Affinia Automotiva. O azul é a cor da marca Nakata, por isso, a Affinia acredita que associar a cor azul ao novo posicionamento da marca irá permitir criar uma comunicação de personalidade própria, de grande impacto e bastante marcante, tanto no aspecto institucional da comunicação como em relação à divulgação dos produtos da linha. Sabrina Carbone, gerente de marketing da Affinia, conta que uma campanha neste formato, com vários desdobramentos e ações é inédita no mercado de reposição e espera com isso maximizar a opção por produtos da marca Nakata. “Temos certeza que a reunião de todas estas ações, sob este novo conceito de marca - Tudo Azul, Tudo Nakata -, irá marcar uma nova era na história da Nakata e contribuirá para colocar ainda mais azul na mente das equipes comerciais, técnicas e de promoção da Affinia e também de nossos distribuidores, varejistas, reparadores e consumidores finais.” afirma Sabrina.

A campanha é alegre e extrovertida. Desenvolvida pela Futura, a criação brinca com a expressão “tudo azul’ – por ser positiva e de conhecimento de todos. Tudo azul é uma expressão popular que denota estar tudo bem, tudo tranquilo e tudo legal. Várias ações estão programadas para toda a cadeia. Distribuidores, vendedores, varejistas, aplicadores e consumidores finais vão começar a perceber a onda azul aonde forem. Todos serão impactados com materiais promocionais, informativos, publicidade em estradas, anúncios dirigidos e institucionais e ações promocionais. “Os pontos de venda irão receber peças promocionais, atraentes e fáceis de instalar, com grande potencial para gerar negócios e para fortalecer ainda mais a marca no varejo, além de muitos incentivos, que irão agregar valor à comercialização dos produtos da marca”, explica a gerente.

O lançamento oficial da campanha aconteceu na noite de 2 de julho, em um evento para distribuidores de autopeças, varejo, parceiros e imprensa. Seguindo a temática da assinatura, os convidados foram envolvidos em uma atmosfera azul que permeou todas as atividades da noite, incluindo um tornado gigante ilustrando as peças de merchandising que serão utilizadas na campanha e na mídia, além dos prêmios e também brindes. Para encerrar, banda do canadense Joe Roberts and Friends, fez um show embalado por clássicos do rock dos anos 50, 60, 70 e 80.

Título: Tudo Azul, Tudo Nakata | Produtos: Freios, Suspensão, e Direção | Cliente: Affinia / Nakata | Criação: Gustavo Melles, Marcio Alonso e Nicolla Raggio | Atendimento/planejamento: Augusto Diegues / Cris Lemos | Agência: Futura Propaganda | Aprovação cliente: Sabrina Carbone e Daniela Mitsueda | Fotografia: Paulo Villar | Produção gráfica: Ricardo Gonçalves.

Perfil da Nakata - A Nakata é uma empresa brasileira, fundada em 1957. Entretanto, a história dos irmãos Nakata, começou dez anos mais cedo, em 1947, quando eles decidiram largar a vida no campo, fabricar panelas e vender de porta em porta. Nas visitas às casas, viram que os agricultores precisavam de um pulverizador agrícola e começaram a fabricá-lo também. Em meados dos anos 50, componentes para Brastemp foram incorporados à produção. O inicio da relação com o mercado automotivo se deu em 1957 quando os irmãos foram convidados pela Volkswagen a escolher e produzir uma peça do Fusca que estava sendo nacionalizado. Em seguida, a Nakata conseguiu autorização da VW da Alemanha para fabricar a barra de direção do Fusca, o que abriu as portas para a vocação da empresa, bem como o trabalho para todas as outras montadoras que existiam no Brasil na época. Em 1974 a empresa iniciou a fabricação de amortecedores. Hoje Nakata é líder em molas a gás para bagageiros e foi pioneira no desenvolvimento de amortecedores pressurizados. A linha de componentes é extensa, especialmente para produtos de suspensão, direção e freios, comercializados diretamente para o mercado de reposição.

Affinia - Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o Denatran, CET e SENAI-SP lança a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

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