Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/07/2009 - 11:53

Bancos públicos poderão ser obrigados a baixar spread


Ministro Carlos Lupi aponta possibilidade de extinção de taxas por inadimplência e compulsório para linhas de crédito com recursos do FAT.

Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou durante coletiva no dia 2 de julho (quinta-feira),uma proposta que poderá reduzir em cerca de 30% o spread bancário para linha de financiamento do Proger e FAT. A proposta será apresentada na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), marcada para o próximo dia 7. Caso seja aprovada, os bancos federais que operam estas linhas serão obrigados a reduzir as taxas.

O estudo é uma iniciativa do ministro Lupi, que criou uma comissão técnica do ministério para fazer o levantamento. "Notamos que os bancos estão cobrando algumas taxas desnecessariamente, já que as operações do Proger contam com fundo de aval para inadimplência e não cobra compulsório", explicou o ministro.

Atualmente, os operadores cobram taxas efetivas entre 9% e 12% a.a., que poderão cair para entre 7,5% a 8,5% a.a. A proposta será encaminhada aos conselheiros do Codefat. Aprovada a medida, os operadores serão obrigados a acatar a nova taxa.

Proger - O Proger foi criado pelo Ministério do Trabalho em 1994 e presta apoio financeiro a empreendedores possibilitando o financiamento para a implantação, reforma e modernização de empreendimentos, aquisição de máquinas e equipamentos. Desde o ano 2000, o Funproger garantiu mais de 593 mil operações de crédito no valor contratado de cerca de R$ 9 bilhões. | ACS/MTE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira