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07/07/2009 - 10:50

Pesquisa da GfK: Rio de Janeiro entre as cidades mais atrativas do mundo

A cidade do Rio de Janeiro ficou em 14º lugar entre as cidades mais atrativas do mundo, segundo o City Brands Index (CBI) - estudo conduzido pela GfK dos Estados Unidos em parceria com o consultor americano Simon Anholt. Na classificação geral, que elegeu Paris como a cidade ou “marca” top no mundo, o Rio de Janeiro ficou em 31º, à frente de Buenos Aires (35º) e México (43º) – que foram as outras únicas cidades da América Latina também avaliadas na pesquisa.

O destaque da capital fluminense foi, portanto, no quesito Atratividade (14º) entre 50 cidades avaliadas. Este critério mediu, essencialmente, a capacidade da cidade para atrair visitantes ou moradores e aspectos como: eventos, alimentação, moda, artes, cultura, esportes, compras e vida noturna. Segundo os entrevistados as principais características que marcam o Rio de Janeiro são o fato de ser uma “cidade vibrante” e com “pessoas amigáveis” – disseram os respondentes.

Já na questão que avaliou os serviços públicos, a cidade ficou em 43º e teve, portanto, um desempenho ruim. Para a GfK, a cidade do Rio de Janeiro, que em termos de imagem global se destaca entre as cidades da América Latina, deve encarar seus resultados - tanto positivos quanto negativos - como uma oportunidade para avaliações aprofundadas sobre sua performance e reputação. É a chance de seus governantes e autoridades enxergarem a cidade por sua força de marca em diferentes países, j á que a medição é resultado da opinião dos 20 países/mercados mais importantes, desenvolvidos ou em desenvolvimento, do mundo.

City Brands Index (CBI) - Realizado em 20 países, com mais de 10 mil entrevistados, o estudo avalia a percepção de consumidores em todo o mundo a respeito de 50 cidades diferentes, com a finalidade de compreender melhor a força destas cidades como marcas. As cidades representadas são de grandes países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham papéis importantes e diversificados no fluxo de negócios, cultura e turismo.

Há três anos o City Brands Index (CBI) monitora atitudes globais para ajudar governos, organizações e empresas a compreender, avaliar e construir uma forte imagem e reputação de cidades. A edição de 2009 do estudo trouxe novos recursos, incluindo um comparativo das cidades a partir dos critérios avaliados e mapas globais que indicam visualmente as percepções positivas e negativas de uma cidade em cada País.

Além de Atratividade, as outras cinco categorias avaliadas na pesquisa foram: Local (a limpeza do ambiente, seu clima e outras qualidades estéticas); Pré-requisitos (acomodações disponíveis e a qualidade dos serviços públicos); Pessoas (características gerais da população como hospitalidade etc); Potencial (percepção da cidade como um bom lugar para fazer negócios, encontrar trabalho etc) e Presença (percepção sobre sua contribuição global para a ciência, cultura e governança).

As cidades avaliadas pelo City Brands Index em 2009 foram: América Latina: Buenos Aires, Cidade do México e Rio de Janeiro | Europa Ocidental: Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Copenhagen, Dublin, Edimburgo, Genebra, Helsinque, Londres, Madrid, Milão, Paris, Roma, Estocolmo, Haia e Viena | Europa Central / Oriental: Budapeste, Istambul, Moscou, Praga e Varsóvia \ Ásia do Pacífico: Auckland, Bangkok, Pequim, Hong Kong, Melbourne, Mumbai, Seul, Xangai, Shenzhen, Cingapura, Sydney e Tokyo \ América doNorte: Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Nova York, São Francisco, Seattle, Toronto e Vancouver \ Oriente Médio/África: Cairo, Dubai, Jeddah e Joanesburgo.

GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

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