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07/07/2009 - 11:03

16ª Fevest em Friburgo


Sistema Firjan e Senai Moda levam para a 16ª Fevest “Fórum de Tendências” baseado no Caderno Perfil Verão 2010 e soluções em Design, Tecnologia e Mercado.

O Sistema Firjan e o Senai Moda participam da 16ª Fevest, de 7 a 10 de julho, em Nova Friburgo (RJ), com estande revestido num “Fórum de Tendências” das principais apostas de cores, tecidos e materiais para a moda íntima na próxima temporada quente. Em paralelo, o Senai Moda apresentará às empresas fluminenses suas soluções nas áreas de Design, Tecnologia e Mercado.

“Nosso espaço reunirá informações de moda de forma prática, a partir dos perfis de consumidores – contemporâneo, esportivo, irreverente, romântico e sensual – identificados no Caderno Perfil Verão 2010, afirma Ana Torres, estilista do Senai Moda, centro de inteligência em moda do Sistema Firjan.

O Núcleo de Design do Senai Moda proporciona condições para que as empresas desenvolvam criatividade e identidades próprias. A equipe de Tecnologia oferece consultoria de insumos e processo como solução para implementação de melhoria na forma prática, disseminando informações por meio de palestras, workshops e seminários em todo o Estado do Rio. Já o Núcleo de Mercado capta oportunidades comerciais e apóia as empresas na fase de distribuição da produção.

“Participamos da Fevest desde a primeira edição, apresentando nossos produtos e serviços e trazendo as novidades do mercado para o pólo”, afirma a gerente do Senai Moda, Cristiane Alves.

O Pólo de Nova Friburgo é formado por, aproximadamente, 900 confecções dos municípios de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras e Macuco, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, que geram mais de 20 mil postos de trabalho, respondem pela produção anual de cerca de 114 milhões de peças (25% da produção nacional) e têm faturamento global em torno de R$ 600 milhões/ano. Segundo dados do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), 14% das empresas do pólo exportam para Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

Despertar para a Moda - Outro projeto em destaque desenvolvido pelo Senai Moda é o “Despertar para a Moda”, campanha idealizada a partir da demanda de estilistas sobre a necessidade de renovação de profissionais dos bastidores da moda ­– principalmente na área de modelagem e costura. Para reverter este cenário, estilistas de renome, como Carlos Tufvesson, Alessa Migani e Jacqueline de Biase, da Salinas, aderiram e apadrinharam a idéia.

Por meio do projeto, alunos do SESI participaram de oficinas que simularam as principais etapas da produção de moda e produziram peças a partir de técnicas de estamparia, modelagem e pintura. Em abril passado, o projeto chegou a Nova Friburgo, onde teve grande receptividade de professores e alunos. “Estamos levando a ação para cidades do interior do Estado onde o setor é representativo e a renovação profissional precisa acontecer.”, conta Cristiane Alves.

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