Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2009 - 12:01

Melhora do humor dos empresários gera revisão da expectativa de crescimento do faturamento no 3º trimestre, aponta Pesquisa Serasa Experian

Pesquisa com 1010 executivos registra melhora da expectativa para o faturamento das empresas. Investimos ainda seguem estáveis.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial mostra que 67% dos empresários entrevistados irão rever suas estimativas de faturamento para o 3º trimestre de 2009. Destes, 71% estão elevando as suas previsões de faturamento e 29% estão reduzindo.

O comércio é o setor mais otimista com 79% declarando que farão uma revisão do faturamento para cima. Os serviços e a indústria estão praticamente empatados com 66% e 64% respectivamente de revisão para cima também.

Na análise por porte, o pequeno e o médio são os mais otimistas e 73% e 70% respectivamente farão uma revisão para cima. O grande porte, por sua vez, é o menos otimista com 56% declarando que farão revisão para cima e 44% para baixo.

A região Norte é de longe a mais otimista com 91% dos empresários declarando que reverão suas estimativas de faturamento para cima. Em seguida o Nordeste com 79%, o Centro Oeste com 75%, o Sudeste com 69% e por final o Sul com 66%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial foi realizada no período de 15 a 17 de junho e ouviu 1010 empresas de todos os setores e portes, em todo o Brasil.

Faturamento no Curto Prazo (2º trimestre/09) - Há empate entre as opiniões dos empresários no que diz respeito ao seu faturamento realizado no 2º trimestre. 44% declararam que seu faturamento ficou dentro do esperado, 46% acham que ficou abaixo e apenas 10% acreditam que ficou acima.

O Comércio é o setor que registrou o melhor desempenho, com 12% de seus empresários declarando que o faturamento no 2º trimestre ficou acima do esperado, 43% acham que ficou dentro do esperado e 45% abaixo. Opostamente, a Indústria é o segmento onde houve maior frustração, 9% atingiram um faturamento acima do esperado, 39% dentro do esperado e 52% abaixo do previsto para o período.

Na análise por porte, a média empresa foi o destaque do 2º trimestre, com 11% de seus empresários obtendo faturamento acima do esperado, seguida pela pequena empresa com 10% e a grande com apenas 7% destas obtendo faturamento acima do previsto no 2º trimestre de 2009.

Na análise regional, 14% das empresas da região Norte alcançaram um faturamento acima do esperado no 2º trimestre, seguida pelo Sudeste com 12% dos empresários obtendo faturamento acima do planejado no 2º trimestre e praticamente empatados ficaram o Centro-Oeste (9%), Sul (8%) e Nordeste ( 8%).

Estoques - Para o atendimento da demanda no curto prazo, 61% dos empresários dizem que seus estoques atuais estão dentro de suas expectativas. Para 21% estão acima e para 13% seus estoques estão abaixo das expectativas para fazer frente à demanda estimada. 5% são os entrevistados que não trabalham com estoques. [ www.serasaexperian.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira