Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2009 - 12:22

Banco Nossa Caixa disponibiliza R$ 1,5 bilhão a micro, pequenas e médias empresas em nova linha de capital de giro


Com a nova linha Giro Nossa Caixa Flex clientes contarão com juros até 63,9% menores.

O Banco Nossa Caixa disponibilizará R$ 1,5 bilhão adicionais para empréstimos a micro, pequenas e médias empresas por meio de uma nova linha de capital de giro, denominada Giro Nossa Caixa Flex. O montante visa a atender às necessidades de fluxo de caixa de 100 mil empresas localizadas, principalmente, no estado paulista. O Giro Nossa Caixa Flex oferece importantes vantagens em relação aos produtos ofertados no mercado, como prazo mais longo (até 36 meses), carência para início de pagamento (até 180 dias) e uma das menores taxas do mercado (a partir de 1,55% ao mês).

“Queremos aproveitar a ampla rede de agência da Nossa Caixa para expandir consistentemente a concessão de crédito à pessoa jurídica, segmento pouco explorado no banco e que oferece grandes oportunidades de negócio”, afirma Demian Fiocca, presidente do Banco Nossa Caixa. “Além disso, ao estimular o crédito nesse segmento, ajudamos a suprir uma importante demanda do mercado e, assim, contribuímos para dinamizar a economia”.

Com o novo produto, clientes da Nossa Caixa enquadrados na categoria baixo risco serão beneficiados com redução de até 63,9% na taxa da linha de crédito para capital de giro. Essa queda é verificada nas operações de prazo de até 12 meses, em que o juro máximo cai de 4,30% para 1,55% ao mês. Na taxa mínima, a queda chega a 54%, com redução de 3,70% para 1,70% nos empréstimos com prazo de 13 a 24 meses.

As operações de baixo risco representam a maioria das concessões de crédito da modalidade capital de giro, uma vez que 84,9% dos limites de crédito estão nessa faixa. O prazo de pagamento também foi estendido para esse público: passou de 24 para 36 meses. Outras linhas de crédito para pessoa jurídica, incluindo capital de giro para demais clientes, também tiveram taxas reduzidas.

Fundo Garantidor - A oferta dessas taxas de juros foi possível porque o Giro Nossa Caixa Flex já foi concebido para aceitar operações que utilizem o novo Fundo Garantidor de Operações (FGO), benefício que assumirá parte do risco das operações de crédito destinadas às micro, pequenas e médias empresas. Criado pelo governo federal, o fundo está em formatação no Banco do Brasil e deve ser implantado nos próximos dias. Até o lançamento da nova garantia, o Giro Nossa Caixa Flex poderá ser contratado mediante apresentação de avais, conforme regras em vigor no banco, o que permite que as empresas se beneficiem desde já com as condições mais favoráveis do produto.

Metodologia de análise de risco - A ampliação do crédito a esse público foi possível também graças à implantação de uma nova metodologia de análise de risco. A ferramenta implantada a partir da experiência do BB dá a garantia de que o aumento de crédito está sendo feito de forma responsável, sem expor a Nossa Caixa a riscos que possam comprometer a qualidade de sua carteira de crédito.

Do total de 208 mil empresas clientes do banco, 100 mil têm potencial para obter crédito por meio da nova linha. Hoje, 30 mil empresas têm operações de capital de giro com a Nossa Caixa e outras 60 mil tiveram novos limites de crédito concedidos.

Condições do Giro Nossa Caixa Flex - O Giro Nossa Caixa Flex visa a atender às necessidades de capital de giro das micro, pequenas e médias empresas. As taxas de juros estão entre as menores do mercado e variam de 1,55% ao mês a 1,80% ao mês, conforme o prazo de pagamento. Para a quitação em dois a 12 meses, o juro é de 1,55% ao mês; para pagamento em 13 a 24 meses, a taxa está fixada em 1,70% ao mês; e para o período de 25 a 36 meses, o juro da linha é de 1,80%.

Além do prazo estendido para pagamento, o produto oferece outras flexibilidades, como a possibilidade de escolher a data de vencimento das parcelas mensais. A empresa pode definir ainda quando dará início aos pagamentos, uma vez que a carência para quitação da primeira parcela é de até 180 dias. Além disso, as parcelas quitadas são recompostas no saldo e ficam disponíveis para utilização em novas operações.

Outras reduções de juros - A Nossa Caixa reduziu as taxas de juros de capital de giro também para as demais empresas. Nas operações de até 12 meses, a taxa máxima recuou 16,05% - caiu de 4,30% para 3,61% mensais. Para pagamento em 13 a 24 meses, houve redução de juros de 16,60%, de 4,70% para 3,92% ao mês.

Na linha de desconto (antecipação de recebíveis), as taxas tiveram redução de até 42,81% quando comparadas com as praticadas em março – o juro máximo de desconto de duplicata caiu de 3,20% para 1,83% ao mês; já o de desconto de cheques foi reduzido de 3,40% para 2,86% ao mês.

Capital de giro de baixo risco – queda das taxas de juros em julho ante março, com o lançamento do Giro Nossa Caixa Flex.Faixa de baixo risco representa 84,9% dos limites de crédito:

Capital de giro demais clientes – queda das taxas de juros em julho ante março. Demais faixas de risco representam 15,1% dos limites de crédito:

Reduções ocorridas em outras linhas:

. [ www.nossacaixa.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira