Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2009 - 12:27

GOL anuncia estatísticas de tráfego de junho de 2009

São Paulo -A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, informa as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de junho de 2009.

O mês de junho de 2009 refletiu o início das atividades relacionadas à elevação gradual e planejada da utilização da frota operacional da Companhia, fator importante para a diluição dos custos operacionais. Trata-se de um movimento realizado de maneira sustentável, dado que, sazonalmente, o segundo semestre apresenta maior demanda do que o primeiro. Durante o mês, pela primeira vez em 2009, a taxa de utilização (block hours) da frota operacional da GOL chegou por volta das 12 horas/dia.

Nesse sentido, apesar da aparente redução da oferta (queda de 1,2% de ASKs no sistema, entre maio e junho de 2009), a média diária de ASKs (que ajusta a diferença entre número de dias corridos em cada mês: 30 junho e 31 em maio) teve alta de 2%. Em comparação ao igual período em 2008, houve queda de 4,9%, relacionada ao reposicionamento estratégico da Companhia, que em meados de 2008 descontinuou suas operações entre o Brasil e destinos fora da América do Sul.

Em linha com o foco na otimização da rentabilidade de sua malha aérea, a oferta combinada de assentos continuou a ser direcionada para o mercado doméstico, que, na comparação entre maio e junho, apresentou queda de 0,7%, (aumento de 2,6% na média diária). Já em comparação com junho de 2008 houve aumento de 3% na oferta.

Além das vantagens competitivas da GOL relacionadas à sua liderança em custos e maior frequencia em rotas que ligam os principais aeroportos do Brasil, o SMILES, em conjunto com as novas famílias de tarifas, vem contribuindo positivamente para o aumento de tráfego na malha aérea da GOL.

Junho também sentiu os efeitos de uma série de promoções realizadas pela Companhia nos últimos meses, como feirões de passagens e ações realizadas pelo programa SMILES (por exemplo, a promoção de milhas em dobro), que melhor posicionaram a Companhia durante esse período de baixa temporada e véspera da temporada de férias.

Nesse cenário, a demanda no sistema da GOL no mercado doméstico apresentou alta de 0,8% em comparação a junho de 2008. Em relação a maio de 2009, mês que representou o pico da baixa temporada, a elevação da demanda foi de 9,3%. No segmento internacional, o efeito foi similar; em relação a maio, o crescimento da demanda foi de 3,8% e, na comparação com junho de 2008, houve queda de 44,6% — também efeito do cancelamento das rotas de longo percurso.

Como resultado, a taxa de ocupação no sistema da GOL alcançou 63,8%, 1,6 ponto percentual abaixo dos 65,4% registrados em junho de 2008 e 5,8 pontos percentuais acima dos 57,9% verificados em maio de 2009. No mercado doméstico, a ocupação foi de 65,6%, enquanto no internacional foi de 51,4%, ambos ainda abaixo das ocupações alcançadas no mesmo período de 2008 e significativamente acima dos índices de maio de 2009.

O posicionamento sazonal refletiu também a redução estratégica do yield, que no mês de junho registrou o menor índice do ano, ficando abaixo dos R$ 19,43 centavos registrados no 2T08. O yield acumulado no trimestre ficou acima do 2T08, porém abaixo dos R$ 21,93 centavos registrados no 1T08 e dentro das estimativas da Companhia.| www.voegol.com.br/ri | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira