Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2009 - 08:55

Cadeia automotiva participa de arena de inovação e negócios no 64º Congresso da ABM

O encontro reúne siderúrgicas, empresas de autopeças e centros de pesquisa, no dia 15 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Agregar soluções inovadoras e gerar novos negócios entre as empresas que formam a cadeia automotiva é o objetivo da Arena de Inovação e Negócios, que acontece no próximo dia 15 de julho, dentro da programação do 64º Congresso da ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração a ser realizado de 13 a 17 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte.

A Arena de Inovação e Negócios conta com a parceria da Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Sebrae - Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário Sebrae e Sectes - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico.

“Estamos criando um espaço exclusivo para o contato direto entre empresas ofertantes de produtos e serviços, que são as micro, pequenas e médias empresas; as empresas demandantes, que são as siderúrgicas, indústrias de autopeças e montadoras; e as universidades e centros de pesquisa, objetivando criar mecanismos mais eficazes para agregar soluções inovadoras e gerar novos negócios”, diz o coordenador do encontro e da Divisão de Metais Revestimentos da Fiat, Frederico de Almeida Mendes.

A programação será dividida em duas partes. Pela manhã, buscando o estabelecimento de um ambiente mais propício à inovação, serão apresentadas palestras com temas relacionados a tendências mundiais e substituição de produtos e processos.

“Nosso foco são as micro, pequenas e médias empresas, principalmente do ramo de autopeças, que muitas vezes não têm acesso aos centros de pesquisa. Vamos tentar desmistificar um pouco o conceito de inovação, mostrando, por exemplo, que inovação não significa apenas uma coisa nova, pode ser uma melhoria num processo já existente”, explica Mendes.

À tarde, com ênfase em tecnologia, haverá a Rodada de Negócios entre empresas que demandam e ofertam produtos e serviços, possibilitando iniciar ou fechar novos negócios. Estarão presentes representantes de institutos de ciência e tecnologia e de universidades de renome para tirar dúvidas ou auxiliar as empresas nos possíveis entraves tecnológicos, como testes de laboratório, certificação de produtos e prototipagem rápida, por exemplo.

O Encontro está sendo delineado a partir do levantamento das demandas tecnológicas junto às empresas da cadeia automotiva. As informações obtidas serão utilizadas para prospecção das tecnologias com potencial para atender às demandas para a criação de oportunidades de desenvolvimento de novas alternativas de negócios.

64º Congresso da ABM - Centrada no tema inovação, a programação do 64º Congresso da ABM contará com a apresentação de mais de 400 trabalhos técnicos, palestras de 12 keynnote speakers, workshops, mesa-redonda sobre os desafios para a construção em aço, Expomet, 9º Enemet – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas e visitas técnicas.

Destaca-se também o ‘Fórum de Líderes’, no dia 14, que tratará a inovação sob três aspectos: como agente de transformação do negócio, agente de excelência operacional e posicionamento de mercado (passado e visão de futuro) e o papel da liderança.

Na sessão de encerramento do maior fórum de relacionamento do setor mínero-metalúrgico, dia 16, serão apresentados os desafios e as propostas para o futuro da siderurgia, com uma sequência de apresentações que mostrarão o ambiente sobre o qual foi construído o EPSS - Estudo Prospectivo do Setor Siderúrgico, bem como os resultados alcançados até o momento. A sessão terá ainda uma mesa-redonda para a discussão de temas como a inovação para a competitividade, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social; valoração do capital intelectual da empresa na avaliação de projetos pelo BNDES, capacitação tecnológica e o papel do Estado no desenvolvimento tecnológico de setores estratégicos. | Site www.abmbrasil.com.br/congresso/2009

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira