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08/07/2009 - 09:30

O mercado calçadista italiano e o Brasil


Considerando o Brasil como mercado estratégico, o Instituto Italiano para o Comércio Exterior promove a participação de 21 empresas de calçados, através da Vitrine “Made in Italy”, na Francal 2009, em São Paulo.

A Itália opera com cerca de 6.450 empresas no setor calçadista, das quais 900 são exportadoras. Do total produzido 78% é destinado às exportações, principalmente no segmento de calçados de alto padrão e de luxo, produtos de alto valor agregado. O país é o primeiro produtor de calçados da União Européia e oitavo no mundo, tendo como mercados tradicionais Estados Unidos, Japão e Espanha.

Formar parcerias para o fornecimento de calçados no mercado brasileiro, bem como reforçar acordos comerciais e de franquias, tem sido as metas da indústria calçadista italiana. Para atingir seus objetivos, o setor italiano de calçados vem investindo na participação de eventos internacionais, em países considerados estratégicos como o Brasil.

Para participar do crescimento do mercado brasileiro, os calçadistas italianos mais uma vez se apresentam na Francal , de 14 a 17 de julho, em São Paulo. Nesta edição, 21 empresas apresentam suas coleções 2010 com o selo “Made in Italy”. O Pavilhão Italiano, vem liderado pela ANCI - Associação Nacional das Indústrias Italianas de Calçados, numa promoção do ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior. O grupo de empresas pretende reforçar a presença no Brasil dos calçados “Made in Italy”, que se destacam pelo design, qualidade dos componentes e acabamento. “O Pavilhão Italiano é um ponto de encontro para contatos e perspectivas de negócios. A expectativa é que o desempenho de edições anteriores seja mantido e que novas negociações e parcerias entre os dois países aconteçam,” afirma Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil.

Brasil-Itália em números: Hoje a Itália é o quarto maior fornecedor de calçados para o Brasil, com 75 mil pares de calçados exportados, totalizando 8,5 milhões de dólares em 2008. No primeiro trimestre de 2009, o Brasil importou cerca de 7,5 mil pares e mais de 900 mil dólares em calçados provenientes da Itália, o que corresponde a 4,5% do total importado neste período. Em relação a 2008, o primeiro trimestre de 2009 apresentou uma retração de 29,3% neste setor.

A Itália é também o quarto maior mercado importador dos calçados brasileiros. De 2006 a 2008, foram embarcados para a Itália mais de 17 milhões de calçados, no valor de 288 milhões de dólares, depois de Estados Unidos, Reino Unido e Argentina (tabela). Somente em 2008, o Brasil exportou para a Itália 149 milhões de dólares e 7,5 milhões de pares de calçados.

Itália 4º maior mercado importador de calçados brasileiros - Ranking - principais países de destinos das exportações brasileiras (2006-2008)

Vitrine “Made in Italy” na Francal – Empresas: Alberto Gozzi, Aldo Bruè, Ballin, Bruno Magli, Cesare Martinoli-Caimar, Donald J Pliner, Fabiano Ricci, Falc (Falcotto e Voile Blanche), Font, Franco Ballin, Gardenia, Gianmarco Lorenzi, Giovanni Fabiani, Kallistè, Marino Fabiani, Nouchka, Orietta Mancini, Pakerson, Rossimoda, Speroni e Twice.

Entidades: ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior - Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.

ANCI – Associação Nacional das Indústrias Italianas de Calçados: Entidade com cerca de mil associados, que representam 70% do faturamento de toda a produção italiana de calçados. Em sua maioria, trata-se de empresas de pequena e média dimensão, cada qual especializada em um elo específico da cadeia produtiva. A finalidade da A.N.C.I. é estudar, patrocinar e promover iniciativas no campo econômico, técnico e científico no interesse da indústria de calçados, representando-a em todos os níveis institucionais. Por meio de sua empresa de serviços, a A.N.C.I. Servizi S.r.l., organiza o MICAM Shoevent, importante exposição mundial do calçado.

Pavilhão Italiano – Rua A/ Passarela 1, de 14 a 17 de julho, das 10h às 20h (dia 17, das 10h às 17h), na Francal 2009 – Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes, no Anhembi - São Paulo.

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