Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2009 - 09:54

GP-DI cai mais que o esperado em junho, em 0,32%

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu mais que o esperado em junho, devido a um arrefecimento de custos em todos seus componentes.

No atacado, o alívio veio principalmente da indústria. No varejo, houve diminuição dos impactos dos reajustes de cigarros e tarifa de energia, enquanto no setor de construção o impacto dos dissídios salariais começou a diminuir.

O IGP-DI declinou 0,32 por cento em junho, ante variação positiva de 0,18 por cento em maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira.

Analistas consultados pela Reuters previam queda de 0,22 por cento. Os prognósticos oscilaram de baixa de 0,10 a 0,25 por cento.

Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve declínio de 0,64 por cento em junho, ante baixa anterior de 0,10 por cento.

O IPA agrícola aumentou 0,34 por cento, abaixo do avanço de 0,58 por cento do mês anterior. O IPA industrial declinou 0,97 por cento em junho, após queda de 0,32 por cento em maio.

As principais quedas individuais de preços no atacado foram minério de ferro, óleo diesel, adubos e fertilizantes compostos, batata-inglesa e óleo de soja em bruto.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,12 por cento em junho, abaixo do avanço de 0,39 por cento em maio.

Apesar de os custos do grupo Alimentação terem voltado a subir, em 0,12 por cento, após caírem em maio, outros grupos importantes tiveram forte desaceleração da alta em junho.

Os destaques nesse sentido foram Despesas Diversas --com alta de 0,31 por cento em junho ante 4,04 por cento em maio-- e Habitação --com avanço de 0,12 por cento contra 0,76 por cento.

As principais influências para baixo no varejo foram de mamão papaia, cenoura, batata-inglesa, tarifa de energia elétrica e laranja pêra. As principais altas foram de leite longa vida, aluguel residencial, alho, melancia e abobrinha.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu pela metade, apontando alta de 0,70 por cento em junho ante 1,39 por cento em maio.

O INCC vinha sendo pressionado pelos dissídios salariais do setor em algumas capitais, que costumam ocorrer em meados do ano, mas agora esse efeito já começa a sair do índice.

O componente de mão-de-obra teve aumento de custos de 1,51 por cento em junho, ante alta de 3,49 por cento em maio.

No ano, o IGP-DI acumula queda de 1,04 por cento. Nos últimos 12 meses, o índice tem alta de 0,76 por cento. | Por: Vanessa Stelze/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira