Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2009 - 10:00

Apresentação do projeto Rio 2016 empolga assembléia dos comitês olímpicos da África

Embaixador da candidatura do Rio de Janeiro, Pelé fala da importância do esporte em sua vida e emociona a plateia .

Diante dos 200 participantes da Assembléia dos Comitês Olímpicos da África, a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 deu o seu recado com louvor. No dia 7 de julho (terça-feira), a apresentação oficial realizada em Abuja, na Nigéria, mostrou a excelência técnica do projeto Rio 2016 e a importância de realizar o maior evento esportivo do planeta pela primeira vez para a América do Sul, abrindo um novo caminho para países como os do continente africano. A emoção maior ficou por conta do discurso de Pelé, que defendeu a candidatura do Rio de Janeiro ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva; do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do secretário geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e do medalhista olímpico Robson Caetano, bronze nos 200m em Seul 88 e no revezamento 4x100m em Atlanta 96.

O presidente do Comitê Rio 2016 abriu a apresentação lembrando os quatro pilares da candidatura Rio 2016 – excelência técnica, poder de transformar a cidade e o país, agregar valor ao Movimento Olímpico e proporcionar uma experiência única para todos os envolvidos – e a estreita ligação entre o Brasil e o continente africano. “Temos uma herança e costumes em comum que se refletem na cultura, na música, na culinária e, claro, no esporte. Temos o sonho de levar os Jogos Olímpicos pela primeira vez para a América do Sul, abrindo as portas para outro novo continente. A chama olímpica é mais brilhante quando une pessoas e marca novos capítulos na história. Neste século XXI, o Movimento Olímpico deve abraçar novos esportes, novas tecnologias e novas pessoas”, disse Carlos Arthur Nuzman, que discursou em inglês e francês.

O anúncio da participação de Pelé foi a senha para mais aplausos. O Rei do Futebol, que falou da importância do esporte em sua vida, iniciou seu discurso lembrando sua visita à Nigéria como jogador do Santos. “Vocês provavelmente nem eram nascidos em 1967, quando estive na Nigéria pela primeira vez“, disse Pelé, arrancando risadas e aplausos do público. “A recepção que tivemos foi impressionante e é uma grande honra estar de volta. Desde então, acompanhei o impressionante crescimento do esporte na África, principalmente do atletismo e do futebol. Na minha carreira, tive muitas alegrias, mas não tive o privilégio de disputar uma edição dos Jogos Olímpicos. Em 2004, vivi um pouco desta emoção ao participar do revezamento da tocha olímpica, que reuniu mais de um milhão de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro. Espero que não tenha sido a última vez que carreguei esta chama e que possamos estar juntos no Rio de Janeiro em 2016”, disse Pelé.

Na segunda-feira, dia 6, Pelé participou de um evento na embaixada brasileira com 50 crianças carentes, de 7 a 14 anos, de uma escola na periferia de Abuja. As imagens do evento foram mostradas no telão durante o discurso do Rei do Futebol. “Na embaixada brasileira, um menino se aproximou de mim, me olhou e disse: ‘Quero ser igual a você, Pelé’. Foi um dos momentos mais emocionantes que vivi nesta visita”.

Em seu discurso, o ministro do Esporte lembrou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião da Cúpula da União Africana, realizada na Líbia. Ao anunciar que falaria em português, Orlando Silva recebeu muitos aplausos dos representantes de países de língua portuguesa. “O presidente Lula está totalmente envolvido com a candidatura Rio 2016. Os três níveis de governo estão comprometidos, todas as garantias foram apresentadas e os investimentos já começaram. Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que nunca realizou uma edição dos Jogos Olímpicos”, disse Orlando Silva, que também falou sobre o projeto do Centro Olímpico de Treinamento (COT), um dos principais legados da candidatura Rio 2016. “Teremos estrutura de treinamento para 22 esportes olímpicos. O COT foi projetado para ser o principal centro de referência na formação de atletas da América do Sul, mas também será um instrumento de desenvolvimento do esporte para a América Latina e a África”.

Duas vezes medalhista olímpico, Róbson Caetano também emocionou os participantes da Assembléia ao falar da importância do esporte em sua vida. “Sou uma dessas crianças pobres que viram no esporte uma grande oportunidade. Durante 25 anos de carreira defendi o meu país e por duas vezes levei a bandeira do Brasil a um pódio olímpico. Se for escolhida sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Rio de Janeiro receberá o mundo olímpico de uma maneira que só uma cidade multicultural e cheia de diversidade pode fazer”, disse Robson, que também explicou o projeto da candidatura Rio 2016 para a Vila Olímpica.

Durante a apresentação da Rio 2016, foram exibidos dois vídeos. No primeiro, um sobrevoo virtual mostrou a localização das instalações esportivas e da Vila Olímpica, ressaltando as quatro principais áreas do projeto: Maracanã, Deodoro, Copacabana e Barra da Tijuca. O segundo, mostrou a paixão dos moradores do Rio de Janeiro e como o esporte faz parte da rotina da cidade. “Todos os eventos serão realizados na cidade, para que todos possam viver esta celebração ao máximo. Fizemos questão de nos reunir com representantes de Comitês Olímpicos Nacionais para entender as necessidades e elaborar um projeto voltado para o esporte”, explicou Carlos Roberto Osório. | www.rio2016.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira