Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2007 - 09:22

Cuide-se hoje e viva amanhã

Não dá para ignorar a passagem do tempo. O corpo deixa de responder a alguns estímulos e os reflexos diminuem consideravelmente. Isso, porém, não é demérito para ninguém, mas um simples sinal do envelhecimento, um processo natural para qualquer espécie animal. Aos poucos, porém, a Ciência vai ensinando que é possível viver mais, e cada vez melhor, com a mudança de hábitos de nosso cotidiano. Assim, vai se acabando com a necessidade de se ter uma farmácia no armário do banheiro - para o desespero de alguns senhores e senhoras, que insistem em sempre buscar no auxílio de um médico a solução para todos os seus problemas.

Brincadeiras à parte, lembro apenas que a expectativa de vida da população mundial não pára de crescer. Nas últimas duas décadas, saltou em pelo menos cinco anos para homens e mulheres. E a tendência é que haja um aumento considerável nessas taxas nos próximos 50 anos. Em grande parte, por causa das inovações tecnológicas e das descobertas científicas. Algumas soluções são bem simples e dependem de nossa força de vontade.

Desde já, vale destacar que cigarros e bebidas funcionam como veneno para quem deseja um futuro feliz. Estresse também não combina com qualidade de vida, ao mesmo tempo em que ficar sentado diante da televisão apenas vai piorar aquelas dores nas costas de que tanto reclama. Ninguém precisa consultar um especialista para chegar a esse tipo de conclusão. Basta uma pitada de bom-senso. O homem sabe que é possível prolongar sua vida com a adoção de simples iniciativas no dia-a-dia.

É essencial praticar exercícios físicos. Isso é um fato. Para isso, basta ter um tênis no pé, um calção e uma camiseta. Nesse caso específico, vale a pena procurar um médico antes de sair caminhando por aí. Trata-se de uma ótima atividade física, que fortalece os músculos das pernas e faz o coração bater mais forte. Além disso, as voltas por uma praça ou parque podem render um bom bate-papo ao lado do companheiro (a) e dos amigos.

A alimentação também opera milagres em nossas vidas. Frutas, legumes, verduras e carnes e fazem bem à saúde e estão repletos de vitaminas indispensáveis ao corpo humano, que podem ser determinantes para impedir doenças cardíacas e outros males como diabetes. Uma pessoa saudável não precisa ser radical e cortar tudo o que vê pela frente. Sem excessos, e com exercícios, pode-se comer bem e de tudo um pouco.

Mas não adianta cuidar somente do corpo. Outro dia, ouvi um cientista comentar que nosso cérebro não está preparado para viver além daquilo que hoje consideramos normal. Dessa forma, acho que vale investir na manutenção de sua lucidez, com leitura de boa qualidade, música, palavras-cruzadas ou qualquer atividade intelectual que exija concentração e raciocínio rápido. Estudar também não faz mal. Se ainda não aprendeu inglês, matricule-se em uma escola assim que houver condição.

Não podemos mais ignorar a velocidade com que a ciência se desenvolve. Nos últimos 20 anos, muitos paradigmas foram alterados. E o principal deles é o de que podemos viver até nossos últimos dias com dignidade, desde que nos preparemos para isso. O que não se pode é ficar esperando que todos esses avanços caiam em seu colo, enquanto você assiste à sua televisão. Vá à luta e não espere a dor nas costas chegar. A hora é agora.

. Por: Milton Dallari é consultor empresarial, engenheiro, advogado e presidente da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp. O e-mail para contato é o [email protected] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira