Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2009 - 10:08

Frio esquenta a atividade do comércio que atinge em junho, o melhor desempenho do primeiro semestre de 2009

Veículos, motos e peças e o segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática também foram destaques no mês.v

A promessa de termos em 2009, segundo os meteorologistas, o inverno mais rigoroso dos últimos três anos aqueceu a atividade varejista em junho. As lojas de tecidos, vestuários, calçados e acessórios experimentaram uma alta de 5,1% em seu movimento frente ao mês anterior (maio/09), já livre das influências sazonais. Este desempenho foi um dos responsáveis para que, em todo o território nacional, a atividade do comércio crescesse 1,7% em junho (já descontados os fatores sazonais), cravando a quinta alta mensal consecutiva na atividade do varejo. É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje pela Serasa Experian.

De acordo com o indicador da Serasa Experian, maior empresa da América Latina em pesquisas, informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios, a alta da atividade comercial de 1,7% em junho/09 foi a melhor marca de todo o primeiro semestre de 2009, seguindo um desempenho que também já havia sido bastante favorável no mês de maio (elevação de 1,4%). Além do setor de tecidos, vestuários, calçados e acessórios, foram destaques no mês de junho os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 3,9%) e o de veículos, motos e peças (crescimento de 2,7%). Tais segmentos continuam respondendo favoravelmente aos estímulos fiscais e à gradativa normalização da oferta de crédito, principalmente para as pessoas físicas.

Outro segmento que também começa a reagir, embora mais tardiamente, é o de materiais de construção que registrou, em junho, a sua segunda variação positiva mensal do ano (alta de 1,1%), acelerando-se, inclusive, ao desempenho verificado em maio (alta de 0,3%).

No acumulado do primeiro semestre de 2009, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio registrou crescimento de 3,8%, liderada pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 8,9%. Em seguida, destacou-se o setor de veículos, motos e peças, com elevação de 3,6%. Os únicos segmentos que apresentaram queda de atividade no acumulado anual foram o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,1%) e o de material de construção (-11,7%).

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio analisa eventos ocorridos em todo o Brasil e reflete a evolução da atividade do comércio varejista em âmbito nacional. O indicador considera as consultas registradas à base de dados da Serasa Experian de aproximadamente 6.000 empresas comerciais.

O ponto de partida e ferramental exclusivo é o banco de dados da Serasa Experian, uma das maiores empresas do mundo em informações e análises econômico-financeiras para apoiar decisões de crédito e negócios. A Serasa Experian é a única organização do Brasil que tem registros de todos os segmentos econômicos do país.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem periodicidade mensal e nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira