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08/07/2009 - 10:22

PSA Peugeot Citroën no primeiro semestre de 2009

Vendas mundiais de 1,6 milhão de veículos, participação de mercado estável em 13,6% na Europa, sucesso dos novos modelos e fatos marcantes. Vendas de 1.587.000 unidades de veículos montados e desmontados do Grupo, participação do Grupo de 13,6% no mercado da Europa*, mas crescimento de 0,3 ponto em relação ao segundo semestre de 2008, ducesso dos novos modelos Citroën C3 Picasso, Peugeot 3008 e 206+, líder europeu no segmento de veículos comerciais leves com uma participação de mercado em crescimento de 22,1%

O 1º semestre de 2009 foi marcado por uma queda acentuada dos mercados automobilísticos mundiais (Europa*: -14,4%, Rússia: -48,9%, América Latina: -12,6%), apesar de algumas exceções (França: -4,1%, Alemanha: +22,5%, China: +18,4% no segmento de carros de passeio, Brasil: + 4,1%).

No entanto, verificou-se uma melhoria da situação dos mercados automobilísticos na Europa no decorrer do semestre (1º trimestre: -19,5% / 2º trimestre: -9,3%) graças ao impacto das “primes à la casse” (incentivo para a troca de carros velhos por novos) instauradas em 13 países europeus.

Nesse contexto, com 1.587.000 veículos montados e desmontados (650.000 Citroën e 937.000 Peugeot) vendidos no mundo no 1o semestre de 2009, comparados com 1.845.000 no 1o semestre de 2008, as vendas da PSA Peugeot Citroën caíram 14%.

No caso dos veículos montados, com 1.386.000 unidades (643.000 Citroën e 743.000 Peugeot) vendidas no 1o semestre de 2009, a queda foi de 17,5%.

Em compensação, as vendas de unidades desmontadas, amparadas pela atividade da marca Peugeot, registraram um aumento significativo de +21,7%, alcançando 201.000 unidades contra 165.000 no 1o semestre de 2008. Europa: UE + Suíça, Islândia, Noruega, Liechtenstein e Croácia.

Participação estável no mercado da Europa - Em um mercado europeu de carros de passeio e comerciais leves (VP+VUL) que regrediu 14,4% no 1o semestre de 2009, os emplacamentos da PSA Peugeot Citroën caíram 14,7%, atingindo 1.116.000 unidades (530.000 Citroën e 586.000 Peugeot). No acumulado do semestre, a participação de mercado do Grupo ficou estável em 13,6%, mas registrou uma alta de 0,3 ponto em comparação com o segundo semestre de 2008.

Nos grandes mercados, as posições do Grupo no 1o semestre foram: Aumento da participação na França (+0,9 pt) e na Alemanha (+0,7 pt) Diminuição da participação na Espanha (-0,9 pt) e no Reino Unido (-0,5 pt) Estabilidade na Itália (+0,1 pt)

O 1o semestre de 2009 foi essencialmente marcado pela adoção progressiva na Europa das chamadas “primes à la casse” (incentivo para a troca de carros velhos por novos). Esses incentivos, adotados por 13 países e que cobrem cerca de 90% do mercado de carros de passeio em termos de volume, contribuíram para apoiar sensivelmente a demanda no 2o trimestre, principalmente na França e na Alemanha. Assim, o mercado de carros de passeio, que no 1o trimestre registrou uma forte baixa, de -17,4%, conseguiu, graças a esse incentivo, limitar sua queda a um valor de -5,6% no 2o trimestre. A média semestral foi de -11,5%.

No 1o semestre, o mercado de veículos comerciais leves na Europa registrou uma queda de 35,7%. Nessa conjuntura recessiva, a PSA Peugeot Citroën fortaleceu sua posição, aumentando para 22,1% sua participação no mercado, contra 19,3% no 1o trimestre de 2008. Graças ao sucesso da renovação de suas linhas de produtos, o Grupo confirma sua liderança no mercado dos comerciais leves.

As vendas fora da Europa representam 34% das vendas totais - Fora da Europa, as vendas de veículos montados e unidades desmontadas do Grupo PSA no 1o semestre de 2009 totalizaram 536.000 unidades, em baixa de 2,7%, mas representando 34% das vendas totais da empresa.

América Latina: Mercados contrastados e participação em leve declínio. Na América Latina, o mercado recuou 12,6% e os emplacamentos do Grupo caíram 14,3%. O bom desempenho do mercado brasileiro (+4,1%) não permitiu compensar a forte queda dos mercados dos outros países, especialmente da Argentina (-17,6%). Nesse contexto, a participação do Grupo no mercado passou de 5,7% a 5,5%.

China: Aumento das vendas de 13,8% - No primeiro semestre de 2009, foram vendidos 117.300 veículos, ou seja, uma progressão de 13,8%. Esse desempenho foi possível graças ao sucesso dos modelos recentemente lançados: os Peugeot 207 hatch e sedã e os Citroën C-Quatre e C-Elysée.

Rússia: Consolidação da participação no mercado - Em um mercado em forte queda (- 48,9%), o Grupo conseguiu limitar o declínio de suas vendas a - 6,3%. A participação de mercado do Grupo durante esse período progrediu 1,4 ponto, atingindo 3,1%.

Sucesso dos novos modelos lançados no 1º semestre de 2009 e principais lançamentos futuros na Europa

O 1o semestre foi marcado pelo lançamento bem sucedido de três novos modelos na Europa:

Citroën C3 Picasso, o novo monovolume compacto e astucioso da marca Citroën, obteve um imenso sucesso, com mais de 36.000 unidades vendidas em três meses e meio de comercialização.

Peugeot 3008, o primeiro crossover da Peugeot, dotado de um conceito inovador, registrou mais de 17.000 pedidos em nove países em dois meses, muito acima das previsões.

Peugeot 206+, o novo veículo compacto da marca Peugeot, que constitui uma resposta perfeitamente adaptada ao contexto econômico, tem sido muito bem sucedido desde o seu lançamento em março (49.000 pedidos).

O segundo semestre será marcado por dois acontecimentos importantes relacionados com os produtos: o novo Citroën C3 vai renovar, na Europa, a oferta da Citroën no importante segmento dos hatchs compactos e a chegada do Peugeot 5008 permitirá que a Peugeot esteja presente no segmento dos monovolumes médios.

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