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08/07/2009 - 10:30

Automação comercial e consultoria

Sem uma consultoria especializada, na maioria das vezes os projetos de automação comercial não decolam. E por que isso acontece? Muitos empresários, às vezes orientados por empresas do setor, acreditam que a solução está simplesmente na instalação de um ou mais softwares para que todos os problemas estejam resolvidos, o que demonstra uma visão distorcida da realidade.

O que realmente eu vejo no mercado é que as empresas de automação, em sua maioria, principalmente as que revendem softwares, têm interesse em apenas vender seus produtos. Com isso, acabam passando para o empresário a ideia de que a informatização foi concluída, quando na verdade os resultados não aparecem se não houver um cuidadoso processo de implementação do novo sistema (o que difere bastante da simples instalação), que pode demorar algum tempo.

É bem verdade que existem empresas de automação que oferecem apoio na implantação do projeto, porém minha experiência na área mostra que o trabalho é focado apenas no mais visível, ‘na frente de loja’. Esquecem da retaguarda, da parte administrativo-financeira, que é realmente onde "o bicho pega" - estoque, plano de contas, contagens e inventários de estoque. Enfim, mesmo com o processo de automação concluído, quase nunca pequenos e médios estabelecimentos conseguem solução prática e operacional para esses pontos, porque as empresas ou não têm pessoal especializado em gestão ou simplesmente não querem dispor de um tempo maior para dar atenção ao cliente.

Com base na vivência e experiência adquirida em mais de uma década, posso garantir que automatizar uma empresa exige muita atenção do empresário. Em primeiro lugar, todo o processo de informatização precisa ser coerente com a realidade administrativa da empresa. Não pode haver risco de aparecerem dados incorretos ou não confiáveis, não por mau funcionamento dos softwares, mas sim pela inclusão de dados errados por parte de funcionários e gerentes, fruto da falta de treinamento para a utilização correta do sistema. É preciso observar também se o treinamento oferecido é completo e prolongado ou, ao contrário, se é superficial, ficando para o cliente a responsabilidade de adequar o uso do software à sua rotina na empresa.

Por isso, a escolha certa de uma consultoria é fundamental para assegurar qualidade na implantação do processo de informatização do negócio. Sem treinamento, as empresas não conseguem ter autonomia de uso dos novos sistemas. Além disso, é importante ressaltar a isenção da consultoria em relação à escolha dos produtos, o que garante transparência e seriedade do trabalho.

A consultoria especializada em varejo está preparada para desenvolver o pacote de gestão, identificando e resolvendo problemas de aderência do software ao modelo de negócio da empresa. Todo o processo de implantação e treinamento respeita as peculiaridades de cada empresa, de forma a orientar e ensinar o cliente, e seus funcionários, a trabalhar dentro de um moderno conceito de administração, cujo enfoque é voltado totalmente em resultados.

A tarefa pode ser árdua, mas sem dúvida não vai deixar o empresário com a sensação de que jogou dinheiro fora com um processo de informatização que não funciona ou funciona parcialmente, por causa da utilização inadequada ou subutilização dos recursos dos softwares.

. Por: Marcio Blak, engenheiro, consultor em automação comercial e diretor da Varejo & Consultoria (www.varejoeconsultoria.com.br) .

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