Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2009 - 10:31

Empreendedorismo e solidariedade

Pensando nas comemorações do 9 de julho, que lembra a Revolução Constitucionalista de 1932, prestamos aqui uma homenagem ao povo paulista, pioneiro e empreendedor, mas também solidário. Essa gente que construiu o Estado mais próspero do País o fez recebendo de braços abertos pessoas de todos os lugares, que aqui aportaram sonhando com dias melhores. E em pouco tempo esses imigrantes e migrantes se integraram plenamente à grande massa de trabalhadores que seria o elemento vital da grande locomotiva do Brasil.

Um portentoso parque industrial, tecnologia de ponta, ensino universitário de excelência e mercado de trabalho diversificado são as marcas registradas da nação paulista. Mas a invejável vocação para a modernidade não fez de São Paulo um lugar padronizado, desumano ou excludente, embora, como todo o País, sofra a herança de séculos de desigualdade social. O Estado mais rico do Brasil é também o mais diversificado, misturando povos, costumes e sotaques – do italiano até o caipira, passando pelo japonês e pelo idish. Palco de grandes eventos nacionais, como o Movimento de Arte Moderna de 1922, as Revoluções de 1924 e 1932 e a mobilização pelas eleições diretas em 1984, entre outros, a “nação” paulista cresceu como um mosaico do Brasil, tornando-se um palco privilegiado daquilo que, segundo Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, foi a nossa grande contribuição para a civilização: a miscigenação.

Nossa região contribui para o dinamismo paulista principalmente através da indústria ceramista: Santa Gertrudes é o maior polo ceramista das Américas, abrigando as grandes cerâmicas de revestimento do País. Como em outras regiões de São Paulo, essa atividade econômica atraiu para cá gente de todo o Brasil. E as pessoas que aqui vieram trabalhar, sonhando com um futuro melhor para seus filhos, também se integraram em pouco tempo à paisagem da região.

Buscando atender a essas expectativas, Santa Gertrudes vem investindo muito na área social, principalmente em saúde e educação. A rede municipal de saúde oferece, por exemplo, serviço gratuito de home-care e acupuntura. Nossas escolas têm alto índice no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tendo sido várias vezes premiadas e reconhecidas em grandes competições nacionais.

Investir no social significa melhorar as condições de vida dos cidadãos e contribuir, dessa maneira, para a realização de seus sonhos. Assim, fazemos a nossa parte na construção do espírito de solidariedade que o povo paulista dispensa aos seus filhos – os próprios e os que ele acolhe.

. Por: João Carlos Vitte, prefeito de Santa Gertrudes

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira