Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

ABDI e Sebrae firmam convênio de cooperação técnica

O Sebrae e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fecharam acordo de cooperação técnica no dia 8 de novembro em Brasilia. As duas instituições vão acompanhar projetos de desenvolvimento setorial submetidos à apreciação da ABDI por todos os segmentos da indústria brasileira. O convênio foi assinado pelo diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, e pelo diretor de Desenvolvimento Industrial da ABDI, Mario Salerno.

Os planos setoriais são elaborados pelas entidades representativas dos diversos setores industriais e remetidos à ABDI para obter apoio. Eles integram o Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) da entidade, que já beneficia as cadeias produtivas de cosméticos, frutas processadas, confecção e têxtil e equipamentos médico-odonto-hospitalares.

A ABDI também desenvolve o Plano Tecnológico Setorial (PTS), cujo foco está na construção de estratégias de rotas comerciais. O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE) é parceiro da entidade e realiza os estudos que subsidiam o PTS. "Agora, a idéia é começar a operar mais conjuntamente, desde o início dos planos setoriais", disse Mario Salerno.

O setor de cosméticos, composto majoritariamente por micro e pequenas empresas, foi o primeiro a ser apoiado formalmente pelo Sebrae e ABDI. Em junho passado, um convênio voltado para essa cadeia produtiva foi assinado pelas duas instituições. A Abiphec (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria) também é parceira nesse primeiro convênio. "Ele foi uma espécie de piloto para as duas instituições", avaliou Barboza.

Os setores de produção de softwares, biotecnologia, plásticos e automação deverão ser os próximos a serem apoiados. Entidades como Abiplast (Associação Brasileira da Indústria de Plásticos) e Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) deverão ser as entidades parceiras dos planos setoriais a serem aprovados e desenvolvidos por meio da parceria Sebrae e ABDI.

"A partir de hoje, o Sebrae passará a examinar as propostas dos planos setoriais junto à ABDI. Seremos uma espécie de comitê de avaliação", comenta Salerno. Os dois parceiros acompanharão as propostas, desde o início. Para Barboza, "a importância desse convênio é a possibilidade de construir redes e intensificar esforços para desenvolver setores da indústria brasileira". Por:Sebrae/ABDI

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira