Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2009 - 10:17

Alex Atala doa dólmã para o Brechó Social em benefício da ONG Banco de Alimentos


Pioneira no conceito de colheita urbana no Brasil, a ONG Banco de Alimentos foi indicada por Alex Atala para participar do Brechó Social – seu clique transforma e se beneficiar com a renda obtida com a venda de um dólmã autografado pelo chef brasileiro. Vestido com esse dólmã – peça de roupa tradicional de chefs – Atala desenvolveu grandes criações gastronômicas. Para adquirir o dólmã, que vem com um divertido autógrafo do chef na manga, basta acessar www.brechosocial.com.br. O e-commerce social é uma iniciativa pioneira da Social Way.

São Paulo – Adquirir um dólmã autografado por Alex Atala e contribuir para o combate à fome é a proposta da ONG Banco de Alimentos, que participa da primeira edição do Brechó Social – seu clique transforma, uma iniciativa de e-commerce social desenvolvida pela Social Way. Lançada em 20 de maio, no Shopping Iguatemi, a ação inédita conta com a adesão de grandes empresas e personalidades brasileiras, que doaram peças do acervo pessoal para serem adquiridas pela internet em prol de organizações não-governamentais. O chef Alex Atala participa da iniciativa, doando um dólmã autografado – peça de roupa tradicional dos chefs – no valor de R$ 5 mil. Pioneiro no conceito de colheita urbana no Brasil, a ONG Banco de Alimentos investirá a renda obtida nos projetos desenvolvidos pela organização, que complementa a alimentação diária de mais de 22 mil pessoas em situação de risco social. Para adquirir o dólmã, basta acessar o site www.brechosocial.com.br

Desenvolvido pela Social Way, agência de marketing especializada no terceiro setor, o Brechó Social é ferramenta inovadora de captação de recursos, que tem por objetivo tornar permanente a arrecadação de fundos para projetos de responsabilidade social. Com a adesão da iniciativa privada e de personalidades de vários segmentos da sociedade, a missão é fazer com que as parcerias sejam conduzidas com transparência, ética, comprometimento, excelência, visão de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Entre as personalidades nacionais e internacionais que doaram peças do acervo pessoal em prol da causa, estão: Gisele Bündchen, Ben Harper, Cauã Reymond, Maria Rita, Kaká, Tony Kanaan, Rogério Ceni, Kelly Slater, Bruno Senna, Carlos Burle. Os objetos exclusivos vão de vestidos a pranchas de surf, capacetes, guitarras, livros, sapatos, camisetas, lenços e móveis. Por meio do apelo da imagem, os objetos se transformam em incentivos para auxiliar o trabalho desenvolvido pelas ONGs. O Brechó Social não cobra taxa de inscrição das organizações não-governamentais indicadas e o valor obtido com a venda é transferido integralmente.

Alex Atala - O chef brasileiro Alex Atala é reconhecido mundialmente e o seu restaurante D.O.M. figura na 24ª posição do ranking dos 50 melhores do mundo, segundo a prestigiada revista britânica "Restaurant Magazine". Apresentador do programa Mesa para Dois (canal GNT) e proprietário do restaurante D.O.M., Atala foi descoberto no extinto restaurante Filomena, no qual foi eleito Melhor Jovem Chef, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Hoje, o D.O.M. é sucesso de público e crítica, após conquistar diversos prêmios. Em 1999, Alex Atala foi eleito Chef Revelação e o D.O.M. apontado como Melhor Restaurante pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000 os títulos foram o de Melhor Chef e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula, e Melhor Restaurante Contemporâneo pela revista Veja. Em 2002, Melhor Chef e Restaurante Contemporâneo pela Veja e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima do Guia Quatro Rodas (três estrelas), além de ser eleito Chef do Ano pelo referido guia e pela revista Veja São Paulo.

ONG Banco de Alimentos (OBA - A organização não-governamental Banco de Alimentos coleta doações de alimentos que seriam desperdiçados e distribui para mais de 50 instituições beneficentes cadastradas, complementando a alimentação de 22 mil pessoas diariamente. Além disso, a ONG dissemina entre as comunidades carentes informações sobre como manipular, armazenar e aproveitar integralmente os alimentos – evitando sobras e proporcionando refeições com alto valor nutricional. O Banco de Alimentos ministra oficinas culinárias, executa censos antropométricos e organiza ações educativas como cursos, seminários em empresas, aulas e palestras em escolas. Mais saúde, educação, cidadania e futuro para milhares de pessoas.

Na prática, o ONG Banco de Alimentos busca onde sobra e entrega onde falta, recolhendo as sobras de comercialização e/ou excedente de produção, próprios para o consumo, que teriam o lixo como destino. De janeiro de 1999 a dezembro de 2008, esse trabalho evitou que 3.220 milhões de quilos de alimentos fossem transformados em lixo. Esse combate ao desperdício e à fome resultou em 30.612 milhões de refeições complementadas em 6.147 milhões de atendimentos nas 51 instituições que atendem pessoas em situação de risco social. São doadores da ONG Banco de Alimentos desde grandes até microempresas, bem como sacolões, hortifrutis, mercados municipais, fabricantes, distribuidores e, em parceria pioneira, além de agricultores. Os produtos arrecadados são transportados em veículos adequados para a função e em perfeitas condições de acondicionamento, preconizadas pela Anvisa.

Com criteriosa seleção de produtos, os alimentos são destinados de acordo com a característica das pessoas atendidas: crianças, adolescentes, adultos, idosos, deficientes físicos e mentais, moradores de rua e portadores de patologias como AIDS, câncer e doenças cardiovasculares — pessoas não economicamente ativas, atendidas por instituições idôneas. Doentes que estão acamados, por exemplo, recebem alimentos como aveia, condizentes com a dificuldade de digestão.

A educação nutricional e profilática continua sendo prioridade da organização. Profissionais que atuam nas entidades cadastradas aprendem como manipular, armazenar, consumir e aproveitar integralmente os alimentos, através de workshops, palestras, treinamentos e oficinas culinárias. O treinamento é baseado em abordagens teóricas e práticas com noções básicas de alimentação e nutrição. Há também o acompanhamento individual destinado a instituições, para auxiliar a montagem de um cardápio equilibrado.

A ONG Banco de Alimentos propõe uma atuação mais consciente, não restrita ao assistencialismo. Suas ações são educativas em todos os níveis, inclusive com projetos para escolas. Em 2008, o Banco de Alimentos potencializou sua operação com o novo Centro Educacional em sua sede (Av. Prof. Manoel José Chaves, 300, em São Paulo) e o lançamento de um livro de receitas — com dicas para transformar o desperdício em pratos saborosos e altamente nutritivos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira