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14/04/2007 - 07:38

Bunge Alimentos, Sebrae e Abip Lançam prêmio para empreendedores da panificação

O prêmio é inédito, irá identificar e reconhecer os bons exemplos de gestão em padarias, além d estimular o desenvolvimento empresarial do setor. Os vencedores ganham uma viagem à Paris, onde visitarão a Europain, um dos mais importantes eventos de panificação do mundo.

São Paulo - A Bunge Alimentos, em parceria com a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), lança este mês o Prêmio Bunge Empreendedorismo em Panificação, que irá premiar, pela primeira vez no Brasil, empreendedores que se destacam como exemplos de excelência na gestão empresarial de suas padarias.

Oito diferentes categorias, consideradas fundamentais para a administração excelente e o crescimento de uma empresa, compõem o Prêmio: Administração Financeira Eficaz, Destaque em Marketing, Gerenciamento de Processo Produtivo, Gestão Informatizada, Gestão em Recursos Humanos, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sucessão.

A seleção dos finalistas e a escolha dos oito vencedores serão realizadas por um júri especializado, composto por representantes da Bunge Alimentos, da ABIP e do Sebrae, consultores do Propan (Programa Nacional de Apoio à Panificação) e especialistas nas áreas de panificação, gestão e administração que terão a tarefa de identificar exemplos que possam ser seguidos por outros panificadores.

“Sabemos que o setor de panificação dispõe de muitos exemplos positivos e agora teremos a oportunidade de contribuir com a difusão de práticas empresariais que estão realmente funcionando e que podem servir de inspiração para a evolução dos negócios nas padarias”, explica Márcio Rodrigues, coordenador Nacional do Propan, uma das instituições envolvidas na premiação.

Os oito vencedores receberão como prêmio uma viagem à Paris, onde visitarão a Europain 2008, um dos maiores eventos de panificação do mundo, que em sua última edição em 2005 recebeu mais de 80 mil visitantes de diversos países (www.europain.com). As iniciativas premiadas serão divulgadas como alternativas de gestão relevantes e, dessa forma, contribuirão para estimular o desenvolvimento do setor.

“Por meio do reconhecimento de iniciativas que já deram certo, a Bunge espera valorizar e incentivar a prática de uma gestão propriamente empresarial nas padarias, focada na administração estruturada, na maximização dos processos produtivos e no bom relacionamento com clientes e comunidade. Esse é um dos nossos principais objetivos: estimular o desenvolvimento do setor de panificação”, destaca Júnior Justino, diretor de Panificação da Bunge Alimentos.

Padarias de todo o Brasil podem concorrer. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de maio, preenchendo a carta-resposta, com porte pago no retorno, encartada nas principais revistas do setor e na revista Bunge Com Você, que é distribuída a cerca de 15 mil estabelecimentos a cada dois meses. Também é possível retirar a ficha com a equipe Bunge, nas entidades de classe do setor ou realizar a inscrição diretamente via internet: www.padariabunge.com.br ou www.abip.org.br .

Saiba mais sobre os critérios de premiação, por categorias: . Administração Financeira Eficaz: avalia a gestão eficiente de custos, a capacidade de apuração de resultados, o controle de estoques, o sistema de precificação, o gerenciamento do fluxo de caixa, entre outros parâmetros.

. Destaque em Marketing: considera ações criativas de merchandising, lay-out de loja, lançamento de novos produtos, atendimento diferenciado, monitoramento de concorrência e utilização de pesquisas de mercado, degustação e realização de promoções, entre outras ações.

. Gerenciamento de Processo Produtivo: premia o planejamento e a utilização de técnicas de produção, o bom controle e gerenciamento dos processos, a eliminação de desperdícios, a definição acertada e inovadora do mix de produtos, a padronização e utilização de novas tecnologias.

. Gestão Informatizada: avalia casos em que a informatização é utilizada como ferramenta de gestão: marketing, administração e financeiro, além do relacionamento com o cliente, o controle da produção, das compras e do estoque de forma a garantir melhores resultados à padaria.

. Gestão em Recursos Humanos: considera boas práticas de recrutamento, seleção, motivação, treinamento e remuneração; política de benefícios e incentivos, além do desenvolvimento de carreira e de uma cultura organizacional sólida.

. Meio Ambiente: avalia atividades que demonstrem cuidado com meio ambiente, como o tratamento de resíduos, a separação e reciclagem do lixo, diminuição do custo de energia, utilização de recursos renováveis, incentivo ao uso de sacolas permanentes, atuação em centros de educação ambiental e na comunidade.

. Responsabilidade Social: premia a padaria que realiza de forma comprometida atividades sociais nas comunidades em que está inserida, com apoio a instituições, participação comunitária e parcerias em escolas para inserção de estudantes ou estagiários.

. Sucessão: avalia casos de planejamento da sucessão, que resultaram na saudável continuidade do empreendimento depois da saída do fundador, com preparação do sucesso, avaliação de terceirização e acompanhamento da evolução e plano de carreira do panificador.

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