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09/07/2009 - 12:13

Oito estratégias para liderar

Dominar o mercado é muito difícil, porém mais difícil ainda será manter a posição de liderança. Quando você está na frente, a situação muda radicalmente de posição e sua atitude também. Se antes você perseguia, após assumir a ponta você passa a ser perseguido, e quase sempre defender a posição será mais árduo do que conquistá-la.

Alguns vão te ver como líder de mercado e admirá-lo, já outros olharão para descobrir como tomar a sua posição. E nem tudo dependerá só de você. Um pequeno problema na economia pode ser o suficiente para derrapagens e saída inesperada na primeira curva da estrada.

Daí, o que podemos fazer para defender a nossa posição e manter a liderança do mercado? Muitas coisas, mas as ações a seguir, se bem observadas, poderão lhe dar o fôlego que você tanto necessita para manter-se na frente dos competidores:

1. Foque o futuro sem abandonar as ações diárias - O plano que lhe troxe até aqui não lhe garantirá o sucesso do amanhã. Você só chegou à liderança porque tinha um ótimo plano e cumpriu todas as suas etapas com sapiência. Nauralmente, tudo começou com uma visão, depois a definição das estratégias, contratação de colabradores eficientes, desenvolvimento de cultura e processos, investimento em tecnologia, desenvolvimento de produtos e serviços, foco no cliente etc. Só que agora tudo isso precisa ser revisado. Você é líder e terá que se reinventar todos os dias se quiser continuar como tal. Lembre-se porém: não há futuro sem presente.

2. Colaboradores comprometidos - Contrate, desenvolva, treine e mantenha em seu grupo, pessoas que estejam dispostas a reinventar a sua organização todos os dias do ano. Crie a cultura da colaboração e dê ferramentas adequadas para elas executarem o seu trabalho. Se as pessoas gostarem de desempenhar o seu papel, elas não terão que trabalhar um único dia do ano; e você também não.

3. Clientes admiradores - Invista em ferramentas e processos que priorizem a satisfação do consumidor. Mantenha diálogo ativo com os seus clientes. Você jamais poderá descobrir tudo que está acontecendo no mercado sem contar com a ajuda deles. Além disso, nenhuma empresa por melhor que seja, jamais conseguirá vender tudo que precisa sozinha. Terá sempre que contar com a ajuda de clientes aliados.

4. Crie - Dificilmente a empresa poderá manter-se na frente se não houver um bom processo de criação. Os funcionários devem ser motivados a sugerir algo novo e, se possível, inovar em suas áreas de atuação. Empresas como Google, Yahoo, Microsoft entre outras, são bons exemplos de organizações que vivem se reinventando. Lembra-se da letra da música de Geraldo Vandré? “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”.

5. Participação comunitária - Busque o envolvimento da comunidade para apoiar atividades da empresa que possam reverter em benefícios deles póprios. Você vai precisar de aliados que possam contribuir com conhecimento, doação de tempo, energia etc. Vejam o quanto importante tem sido o papel de algumas fundações para o desenvolvimento organizacional.

6. Otimize a sua operação - O que você faz bem e barato hoje, terá que fazer melhor, mais rápido e com menor investimento amanhã. Daí, uma boa dica pode ser a revisão constante dos custos operacionais. Lembre-se sempre que despesas são como grama: é preciso estar sempre aparando-a. Além disso, você sabe que o retorno do investimento das empresas é como se fosse o sangue das pessoas. Sem ele não há como viver. Portanto, fique antenado ao ROI.

Veja o que fizeram algumas cias áereas a exemplo da Gol, Southwest Airlines e JetBlue. Todas otimizaram as suas operações reduzindo custos, desburocratizando-se e ganharam importante participação de mercado.

7. Agilidade - Não adianta esperar todos os dados para poder decidir. O mundo em que vivemos é muito dinâmico. Você vai precisar usar o feeling e decidir rápido se quiser ficar na frente. O mercado exige mudanças rápidas. Agilidade é um pré-requisito para a empresa liderar. É bom lembrar que nem sempre é o grande que engole o pequeno, o mais comum é o rápido superar o lento.

8. Promoção - Há uma máxima que diz que a galinha vende mais ovos que a pata porque faz mais barulho ao botar os ovos. A empresa para liderar precisa ter uma boa estratégia de marketing. Necessita buscar o envolvimento e alianças com o cliente. Praticar o marketing “verde”, contar com produtos reclicáveis e que não agridem a natureza são importante aliados para você conseguir sustentabilidade e garantir posição destacada no ranking dos líderes.

Pense nisso e ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br | E-mail: [email protected]

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