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09/07/2009 - 12:14

Os novos líderes

Quantas empresas você conhece que depois de liderarem o mercado por décadas perderam suas posições para os concorrentes? O que faz a empresa ficar vulnerável aos ataques dos competidores? Como se “blindar” para evitar quedas? Todas são perguntas que líderes de todas as partes gostariam de saber no tempo e na medida certa.

A indústria automotiva mundial parece passar por momentos conturbados. Governos de várias partes do planeta estão se mobilizando para socorrê-las e evitar danos ainda maiores a economia de suas nações. A indústria automotiva americana parece ser a que mais tem enfrentado desafios. Depois de alguns anos vendendo veículos no patamar de 18 milhões ao ano, amargou vendas inferiores a 14 milhões em 2008. E como se não bastasse, viu a sua liderança fugir por entre os dedos como se areia ou água fossem.

Pela primeira vez na história da indústria automotiva, os Estados Unidos deixaram de liderar dentro de sua própria casa. Em 1993, as três maiores montadoras americanas (Ford, GM e Chrysler) juntas detinham mais de 73% do mercado doméstico, enquanto as marcas de fora contabilizavam menos de 27% de market share (fonte: AP Associated Press de 1/2/2009). Vivemos dias de mudanças rápidas e implacáveis. As marcas estrangeiras, lideradas pelas japonesas, reagiram e em 15 anos mudaram por completo o cenário.

Encerrado 2008, as chamadas big three (Ford, GM e Chrysler) contabilizaram menos de 46% de penetração de mercado contra mais de 54% das marcas estrangeiras. As consequências são muitas. Em 1993, por exemplo, as três grandes montadoras americanas empregavam 1,2 milhões de trabalhadores contra 700 mil em 2008 (fonte: Car research).

A coisa parece não parar por aí, segundo notícias divulgadas no dia 4/2/2009, no site carros.uol.com.br, a China deve ter superado, pela primeira vez na história, os Estados Unidos, na venda mensal de carros novos no planeta. A informação precisa ser confirmada, já que o governo chinês não divulgou os dados oficiais, mas segundo estimativas de executivos da GM, os Estados Unidos venderam em janeiro de 2009, 668 mil unidades contra 790 dos chineses. Recentemente, a GM perdeu a liderança de maior montadora do mundo para a Toyota.

Já com relação ao mercado automotivo brasileiro podemos comentar a performance de vendas do primeiro mês do ano, uma vez que a Anfavea acaba de divulgar o seu boletim de fechamento de janeiro/09, cabendo destacar os seguintes pontos: A produção de autoveículos de jan/09 foi de 186,1 mil unidades, representando crescimento de 92,7% em relação a dezembro de 2008 e queda de 27,1% se comparado com jan/08 quando foram produzidas e montadas 255,2 mil unidades no Brasil. Se analisados pelo licenciamento vamos constatar que em jan/09 foram emplacados 197,5 mil unidades contra 194,5 de dez/08, significando crescimento de 1,5%. Porém, se comparados com janeiro do ano anterior, quando foram emplacados 215,0 mil autoveículos, vamos constatar uma queda de 8,1%.

Analisando o licenciamento de autoveículos leves nacionais e importados por fabricante, teremos a seguinte classificação dos cinco primeiros colocados em janeiro de 2009: VW – 37.803 | 23,9% | Fiat: 36.831 | 23,3% | GM: 32.840 | 20,8% | Ford: 17.361 | 11,0 | Peugeot Citroën: 10.980 | 6,9% | Total Licenciamentos: 158.154 | 100%.

Apesar das incertezas do momento econômico, a Hyundai/CAOA, em nota publicada a imprensa em 26/01/2009, informa que os investimentos no Brasil estão mantidos, visando a expansão da operação brasileira através da fábrica de Anápolis-GO.

Ótima semana e até a próxima.

. Por: Evaldo Costa, escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br | E-mail: [email protected]

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