Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2009 - 12:18

Marcadores moleculares, ferramenta que revela quem é quem no rebanho, agregam valor aos lotes ofertados em leilões

Animais genotipados pelo Igenity valorizaram em até 20% exemplares rematados no 4º Leilão Anual Estância Bela Vista.

Com a difusão da tecnologia já disponível sobre o DNA dos bovinos, os leilões passaram a ofertar lotes cujo potencial genético dos animais é certificado pela análise de DNA por meio dos marcadores moleculares. Com isso, os compradores conhecem antes mesmo da batida do martelo, quais os exemplares atendem suas expectativas e os comerciantes agregam valor ao lote oferecido. No 4º Leilão Anual Estância Bela Vista, realizado no último dia 27 de junho, em Parisi (SP), os organizadores comprovaram esse incremento no preço comercializando os lotes genotipados pelo serviço Igenity da Merial, a um valor de 10 a 20% superior.

“Usamos os marcadores como uma ferramenta de marketing e, pelo resultado que conseguimos, pretendemos colocar nos nossos próximos eventos mais animais genotipados. Concluímos que essa é uma alternativa bastante interessante”, avalia Émerson Vinícius de Carvalho, dirigente da Estância Bela Vista. No remate, entraram em pista animais holandeses com potencial genético identificado, com destaque para a bezerra Christine Goldwyn 196-TE, cujo lance máximo foi de R$ 21.600, e o tourinho Calvin que obteve R$ 5.160,00.

Os animais ofertados apresentavam para algumas características, escores superiores ou equivalentes a media da raça. A fêmea Ângela Roy, por exemplo, apresenta avaliação Igenity para produção de leite com escore 6 para gordura, 8 para porcentagem de gordura e 9 para proteína, enquanto a média dos animais holandeses é de 4, 4 e 7, respectivamente.

Para alavancar ainda mais o faturamento desses leilões, Carvalho ressalta a importância de divulgar entre os criadores a tecnologia, a fim de esclarecer aos participantes como os marcadores moleculares podem ser úteis ao direcionamento dado ao projeto agropecuário de cada fazenda. Para isso, na abertura do 4º Leilão Anual Estância Bela Vista, o técnico da Merial, Túlio Correa, esclareceu aos presentes como o Igenity pode beneficiar a atividade.

A tecnologia consiste em um teste de DNA que revela o potencial genético de bovinos de cortes e de leite (raças taurinas e zebuínas), para características economicamente relevantes. Igenity orienta o melhoramento genético dos animais na fazenda, permitindo a tomada de decisões de manejo, com base no conhecimento do potencial genético dos animais, e orientando a compra e venda de animais, com base nas características conhecidas e desejadas.

A avaliação genética (escore ou VGMs Valor Genético Molecular ) é feita a partir de amostras de pelos coletadas na cauda do bovino, que são enviadas para análise em laboratório. Os dados são analisados e a partir dessas informações o produtor conhece melhor a genética do plantel. . [ Mais informações pelo telefone 0800 888 8484 ou pelo site www.merial.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira