Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2009 - 08:08

Parceria entre Monsanto e Sesi leva noções de educação alimentar e consumo consciente à população

Como aproveitar melhor os alimentos? Qual a melhor forma de comprá-los e higienizá-los? Como ler os rótulos das embalagens? Quais os benefícios de talos, sementes e cascas, muitas vezes jogados no lixo? Para responder estas e outras questões a Monsanto, em parceria com o Sesi, promove o Projeto Cozinha Brasil nos dias 14 a 17 de julho em Dias D´Ávila, região metropolitana de Salvador. As inscrições são gratuitas e abertas a toda população. Serão três horários disponíveis: 9h às 11h20, 13h às 15h20 e 15h40 às 18h. Ao final do curso, os participantes que tiverem mais de 75 % de freqüência receberão um certificado e um livro de receitas. Os interessados devem se dirigir à Escola do Bosque, no Bairro do Bosque, onde acontecerão as aulas. São 120 vagas, 40 por turno.

Para a dona de casa, Francisca Maria Silvestre da Silva, de 55 anos, moradora de Camaçari, o curso é uma oportunidade ideal para quem resolveu optar por um estilo de vida mais saudável. Além de aluna, foi ela quem solicitou que a iniciativa ocorresse em sua comunidade e se responsabilizou por mobilizar a população a participar do projeto. “Temos ainda costumes alimentares passados por nossos pais e avós, porém temos que pensar em nossa saúde e optar por uma alimentação mais leve, conhecer novas formas de preparo de receitas e inserir ingredientes mais saudáveis em nossa dieta”, afirma.

De acordo com a nutricionista e supervisora do Cozinha Brasil, Vanessa Santiago, a ação busca reduzir doenças, ensinar técnicas de higiene durante a manipulação de alimentos, promover a consciência ecológica em relação ao destino do lixo gerado e ensinar novas formas de se aproveitar os alimentos, de forma mais saudável. “O carro-chefe do curso, e o que mais desperta o interesse dos participantes, é o reaproveitamento integral dos alimentos, como a utilização de cascas, talos e sementes. Ao contrário do que muitos pensam, é possível preparar pratos deliciosos com esses ingredientes e não é preciso querer economizar para recorrer a essa prática. Todos podem e devem olhá-los como fontes de fibras, vitaminas e minerais”, diz.

Os participantes terão noções de como evitar o desperdício, aproveitar os alimentos de forma inteligente e criar uma dieta de baixo custo e alto valor nutritivo. Planejamento de compras, leitura de rótulos, função e higienização dos alimentos são alguns dos assuntos que serão tratados. Para quem acha que cascas e talos devem ir direto para a lixeira, uma surpresa: considerados sobras, essas partes de legumes, verduras e frutas podem render saborosas e nutritivas receitas.

O Projeto esbarra também em importantes pontos: economia e educação ambiental. O aumento nos preços de alimentos demanda alternativas de parte da população, que precisa aproveitar os alimentos de forma inteligente. Porém, além do bolso, o meio ambiente também tira proveito de atitudes assim. Afinal, reduzir o desperdício de alimentos, conseqüentemente diminuindo a quantidade de resíduos e a disposição em aterros, contribui para o combate à poluição e à geração de gases do efeito estufa. | Por: Andréia Vitório

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira