Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2009 - 08:33

Portabilidade numérica alcança 94% de eficiência em junho

Com mais de 1,5 milhão de pedidos de portabilidade numérica efetivados, o índice de eficiência do processo atingiu 94% no mês de junho no Brasil, o que representa o total de atendimento às solicitações de acordo com a expectativa do usuário. Brasília - A portabilidade numérica no Brasil alcançou, em junho, o maior índice de eficiência desde que o serviço começou a vigorar. Com mais de 1,5 milhão de pedidos já efetivados, desde o início do serviço em setembro de 2008, o índice de eficiência da portabilidade, no mês de junho, chegou a 94%, considerando somente o volume de solicitações encaminhadas nesse mês à Base de Dados de Referência da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações).

Esse índice representa o percentual de pedidos tratados de acordo com a solicitação do usuário, segundo apuração da ABR Telecom, Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil.

Conforme análise de eficiência da ABR Telecom, os 387.073 pedidos de troca de operadora com manutenção do número do telefone no mês de junho, estavam com o seguinte status no último dia 30: 60% dos pedidos foram concluídos, com a efetiva migração | 20% dos pedidos estavam prontos para migrar, aguardando a data agendada pelo usuário | 3% das solicitações estavam em processamento, dentro do período regulamentar de cinco dias úteis de migração | 11% dos pedidos foram cancelados por solicitação do próprio usuário | 6% dos pedidos foram interrompidos por razões relacionadas ao processo de informações e documentação.

Sob a coordenação da ABR Telecom, a implantação da portabilidade numérica ocorreu gradativamente entre 1º de setembro de 2008 e 2 de março de 2009, quando foi disponibilizada para todo o País.

Eficiência - A ABR Telecom compara os índices de eficiência que a portabilidade numérica no Brasil vem obtendo em período distintos e constata, segundo o presidente, José Moreira, que a expectativa de performance está se concretizando. "A adoção, em maio, do novo processo de atualização de dados cadastrais durante o pedido de migração dos acessos móveis pré-pagos, já começa a mostrar reflexos na eficiência do processo", diz.

Segundo Moreira, junho mostrou o melhor desempenho quando comparado a períodos que marcaram a portabilidade numérica até o momento. Ele cita, por exemplo, a eficiência acumulada desde 1º de setembro de 2008 até o dia 30 de junho, que foi de 90,8%. Outro período de destaque foi o primeiro trimestre de portabilidade plena considerando os meses de março a maio, quando 1.087.215 solicitações de migração foram realizadas e o desempenho das transferências foi de 91%.

Quando a comparação ocorre entre os meses de portabilidade plena, a ABR Telecom mostra que junho também apresentou o melhor desempenho. O índice de eficiência da portabilidade numérica em março - primeiro mês de serviço pleno no Brasil - foi de 92%. Em abril, o desempenho do serviço foi de 91% e no mês de maio, 91,5%.

Volumes - A portabilidade numérica também apresentou outro quadro de relevância no mês de junho, além do melhor índice de desempenho. Esse foi o período em que se realizou o maior número de pedidos de migração desde o início do processo. Até junho, o maior volume de solicitações registrado na base da ABR Telecom competia a março com 380.765 solicitações encaminhadas. No último mês, foram 387.073 pedidos feitos por usuários de telefonia móvel e fixa.

O relatório de volumes integrais da portabilidade numérica a partir do primeiro mês de operação plena em todos os 67 DDDs existentes no Brasil, isto é março, mostra o seguinte movimento do serviço:

Totais Brasil - Desde o início da portabilidade numérica, em 1º de setembro de 2008, a Base de Dados de Referência da ABR Telecom registrou até a meia-noite desta quarta-feira(8), 2.093.176 solicitações de troca de operadora com manutenção do número do telefone e 1.551.428 efetivações de transferências. Entre as solicitações, 66% (1.373.952) foram originadas por usuários de telefones móveis e 34% (719.224) de telefones fixos. Quanto as efetivações, 68% (1.047.220) beneficiaram usuários de telefones móveis e 32% (504.208) usuários de fixos.

Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom http://www.abrtelecom.com.br. O site também disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já se beneficiaram da portabilidade numérica: http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira