Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2009 - 08:52

Ara Ashland desenvolve resina para o trabalho com vinhaça

HETRON BR 5501 é indicada à fabricação de tubos e torres de resfriamento presentes em usinas de álcool e açúcar.

Depois de um ano de testes baseados na norma ASTM C581 – e com um bem-sucedido histórico de aplicações de campo –, a Ara Ashland apresenta ao mercado a resina éster-vinílica HETRON BR 5501. Com tecnologia baseada nas resinas DERAKANE® 411 e HETRON® 922, a HETRON BR 5501 destina-se à fabricação de tubos de compósitos usados no transporte de vinhaça fria e quente. Também pode ser utilizada na construção de torres de resfriamento da própria vinhaça, produto corrosivo gerado na etapa final da destilação do álcool.

“Com a crescente demanda mundial por etanol, todas as novas usinas brasileiras passarão a processar grandes volumes de cana-de-açúcar, acima de dois a três milhões de toneladas por safra. Dessa forma, aumentará consideravelmente a quantidade de vinhaça e, em decorrência, a necessidade de se utilizar tubulações com diâmetros elevados, de 500-700 mm, para transportá-la. O PVC, principal rival dos compósitos, é menos competitivo em diâmetros como esses. A HETRON BR 5501, então, foi desenvolvida para preencher essa lacuna, garantindo ainda uma relação custo/benefício melhor do que as resinas éster-vinílicas tradicionais”, afirma Alexandre Jorge, gerente técnico da Ara Ashland.

E um dos fantasmas que mais assombram os administradores das usinas de álcool e açúcar é a eventual parada da torre de resfriamento de vinhaça. Quando isso ocorre, boa parte da tubulação de PVC usada no transporte do produto é comprometida, uma vez que o material não resiste às temperaturas superiores a 60 °C típicas da vinhaça. “A chance de isso ocorrer quando se aplica a HETRON BR 5501 na fabricação do tubo é nula”, destaca Jorge. Fora que as famílias DERAKANE® e HETRON® – bases do novo produto da Ara Ashland –, contam com mais de 30 anos de aplicações de sucesso no setor sucroalcooleiro. Na Usina Guarani e na Usina Alto Alegre, por exemplo, até hoje operam dezenas de quilômetros de tubulações feitas com essas resinas em 1981 e 1983, respectivamente. ® Registered Trademark of Ashland, Inc.

Perfil Ara Ashland:A Ara Ashland (Araçariguama, SP) é uma companhia especializada na fabricação de resinas termofixas, produtos que, conjugados com reforços mecânicos – caso da fibra de vidro – dão origem aos compósitos, materiais presentes em mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo. De tubos a tanques, passando por caixas d´água, telhas e asas de aviões, os compósitos destacam-se pela combinação entre versatilidade e elevada resistência.

Fundada em 1996, a Ara Ashland nasceu com o nome de Ara Química. Em 1999, a empresa associou-se à Ashland Performance Materials, braço do grupo norte-americano Ashland, Inc. (NYSE:ASH), um dos maiores fabricantes mundiais de polímeros termofixos. Com a parceria, o mercado brasileiro de compósitos passou a ter acesso a diversas especialidades, entre elas, as resinas éster-vinílicas HETRON® e DERAKANE®. São produtos dotados de um largo histórico de aplicações bem-sucedidas em ambientes corrosivos. [Site: www.araquimica.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira