Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2009 - 06:58

Palestra de Julio Pauzeiro na Funenseg traça panorama do mercado

Para o especialista, a próxima bolha será a dos cartões de crédito.

A palestra do professor e consultor Julio Cezar Pauzeiro [ www.brisks.com.br ] “A crise mundial e as tendências e oportunidades do mercado de seguros brasileiro” foi um sucesso e atraiu cerca de 100 pessoas no dia 9 de julho (quinta-feira), no auditório da Funenseg. O especialista fez um relato histórico da crise, explicando, em detalhes, todo o contexto que desencadeou o abalo global, que acarretou na quebra de bancos e seguradoras internacionais, como a AIG americana, e os seus impactos no mercado brasileiro de seguros.

Ele apontou também oportunidades e tendências, como a massificação do mercado e a importância do investimento em tecnologia. “Este ano a Fenaseg informa que o mercado de seguros tem a previsão de investir R$ 1,4 bilhões, mas o valor ainda é pequeno para que se possa melhorar processos e pensar em maiores reduções de custo”, avaliou. Entre os itens que facilitam o crescimento do mercado brasileiro, ele citou “o marco regulatório brasileiro" que, na sua opinião, "é muito bem feito e deve ser adotado por outros países". Na outra ponta, um componente econômico pode travar este crescimento: a queda da taxa de juros, que irá levar a remuneração das seguradoras para um nível menor, repercutindo no preço. “O grande desafio do mercado daqui pra frente é buscar uma equação entre solução de preço, sinistro e margens menores”, analisou.

Sobre os segmentos com maior potencial de crescimento, Julio Pauzeiro aposta em Previdência, Vida e Automóvel. "E se o PAC caminhar bem, o seguro garantia também poderá crescer", afirmou. "Mas a crise não está superada e exige cautela. Nos Estados Unidos, houve um redução drástica do consumo, que é visível nas ruas e nos grandes shoppings. E a próxima bolha a estourar, depois do setor imobiliário, poderá ser a dos cartões de créditos. Em reportagem publicada no jornal O Globo, analistas estimam que a dívida dos americanos com os cartões de créditos já esteja em mais de US$ 100 bilhões".

Entre os participantes da palestra estava o diretor comercial da Usix Technology, Marcelo Sena. Fazendo coro com o professor Julio Pauzeiro, ele afirmou que "a única forma que as seguradoras têm para baixar seus custos e aumentar as vendas é investir em tecnologia". Na sua opinião, "palestras como estas, apresentadas de forma didática e informativa, ajudam o setor a tomar decisões estratégicas importantes para os seus negócios".| www.funenseg.org.br. | Por: VTN

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira