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11/07/2009 - 07:48

Lançamento do FENAJprev destaca as vantagens da Aposentadoria Complementar

O Plano FENAJprev de Aposentadoria Complementar foi lançado no dia 10 de julho (sexta-feira), no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio em solenidade na qual tiveram destaque as vantagens e benefícios para os jornalistas participantes e seus familiares – pais, cônjuge e filhos.

Administrado pela Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), o Plano tem a menor taxa de administração do mercado, que é de 6% do total depositado e passará para 4%, alcança maior rentabilidade devido ao elevado patrimônio da Fundação e não cobra taxa anual sobre o patrimônio, como fazem bancos e seguradoras da previdência aberta.

Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, destacou a importância do Plano diante da relativa despreocupação da categoria com relação ao futuro. “A característica de nossa profissão é valorizar o curto prazo. Nesse dia a dia envolvente e estressante, muitos não organizam suas vidas. São muitas as histórias tristes. O Plano é uma contribuição para a categoria se conscientizar da importância do planejamento.”

Com o mesmo raciocínio, o presidente da Mongeral Aegon, Helder Molina, disse que o maior desafio do Plano será mudar o comportamento dos jornalistas, “treinados para pensar somente no presente”. Para Maurício Rubem França, diretor de Seguridade da Petros, a previdência associativa está em expansão, e citou o exemplo das categorias que criaram planos de benefícios, como os atuários, os estatísticos e os empregados da Associação dos Fundos de Pensão, antes dos jornalistas com o FENAJprev.

A Fenaj, segundo o seu presidente, Sérgio Murillo de Andrade, defende a previdência pública, universal e de qualidade, embora mantenha a mesma posição quando se trata de assegurar mais benefícios aos jornalistas, como fazem outras entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores. “A própria categoria nos empurrou para esse debate. Além da luta por melhores salários e condições de emprego, saúde e previdência já são pautas de campanhas salariais dos jornalistas em todo o país”, explicou, para assegurar que outros sindicatos estão interessados em aderir ao Plano.

“A velhice foi a coisa mais inesperada que me ocorreu.” A frase foi lembrada por Carlos de Paula, secretário adjunto de Previdência Complementar do governo estadual, para destacar a importância de se conscientizar a população de uma maneira geral sobre a questão. Destacou ainda o crescimento do setor na economia brasileira que já movimenta 18% do PIB nacional.

Com iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o Plano recebeu a adesão dos sindicatos do Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Representam um universo de cerca de 18 mil filiados. Perto de completar 40 anos, a Petros administra planos para 130 mil participantes de 79 empresas e entidades. A Petrobras é sua principal patrocinadora, com cerca de 110 mil participantes. .[Sites: www.petros.com.br | www.jornalistas.org.br || Telefone: 0800 025 35 45, das 8 às 19h].

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