Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/07/2009 - 08:19

Presença do Brahman na Expoagro de Ipameri (GO) deve movimentar ainda mais o mercado de tourinhos da raça

O Brahman se consolida na pecuária de corte como a raça que mais cresce no país, avanço que se intensifica ainda mais com a difusão de machos nos plantéis comerciais. Essa demanda por tourinhos é uma realidade em diversos estados brasileiros e tem movimentado, não só o mercado de leilões, mas também repercutido a participação da raça nas exposições agropecuárias. Durante a 53ª Expoagro de Ipameri, de 05 a 12 de julho de 2009, a expectativa não é diferente, além dos julgamentos da raça, os organizadores esperam boas oportunidades de negócios entre criadores interessados em comprar ou vender animais.

As atividades em pista acontecerão nos dias 11 e 12 de julho, e deverão reunir cerca de 140 animais, de 24 criatórios, para os julgamentos que compõe o ranking nacional, julgados pela comissão composta pelos jurados Francisco Amorim, Gilberto Elias e Gustavo Morales. A competição acaba chamando a atenção dos visitantes da feira para o perfil dos animais a serem avaliados, em especial pelo volume e acabamento de carcaça – algumas das características que tem evidenciado o Brahman, bastante utilizado no estado de Goiás para o cruzamento com outras raças.

De acordo com Emerson Dias, zootecnista e responsável pela participação da família brahmista no evento, a procura de machos da raça está tão intensa que todos os animais que são levados com o propósito de comercialização nas exposições goianas são vendidos. “Acredito que em Ipameri não vai ser diferente, ainda mais agora que os criadores já conhecem o resultado da utilização do Brahman cruzado com outras raças”, comenta otimista em relação às vendas que pretende fechar no estande do Brahman OXOX.

O veterinário Luiz Einar Suñe, também do Brahman OXOX, reafirma essa alta demanda de tourinhos e garante que não passa uma semana sem ter procura por animais e vendas realizadas principalmente para as regiões de Brasília, Anápolis, Luziânia, Rio Verde e Catalão. “A produção de machos fica praticamente toda no estado, enquanto as fêmeas são vendidas para estados onde o Brahman ainda está começando”, avalia.

Ainda no que diz respeito às oportunidades de negócios, a programação da 53ª Expoagro de Ipameri, terá um leilão de gado geral, no dia 11 de julho, a partir das 12h, ocasião em que será leiloado também alguns animais da raça Brahman. Mais informações sobre o remate podem ser obtidas no Sindicato Rural de Ipameri pelo telefone (64) 3491- 1329. [ Site www.brahman.com.br ou na ACBB pelo telefone (34) 3336-7326 e pelo e-mail [email protected] ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira