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13/07/2009 - 09:11

G7: Marcopolo marca mais uma vez pela competência e inovação


Em grande estilo lança no Rio de Janeiro os novos ônibus rodoviários da Geração 7 e mostra porque é líder mundial, com modelos de inéditos padrões em conforto, segurança e economia para o mercado.

A holding Marcopolo, um dos principais fabricantes mundiais de ônibus, apresentou no dia 9 de julho (quinta-feira), os seus novos ônibus rodoviários da Geração 7 aos empresários e clientes do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Churrascaria Porcão Rios, onde a empresa apresentou os modelos Viaggio 900, Viaggio 1050, Paradiso 1050 e o Paradiso 1200.

O lançamento da linha G7 no Rio de janeiro faz parte de uma série de eventos que vem acontecendo nas grandes capitais brasileiras como São Paulo, Minas Gerais, Brasília, América Latina, Central, e os Road Shows que vão demonstrar em várias praças do País.

“Resultado de um trabalho de mais de três anos de pesquisas de campo e desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, a Marcopolo apresentou os novos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários. A família de ônibus rodoviários ganhou dois novos modelos – Paradiso 1050 e Viaggio 900 – e cria um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia. Os veículos foram desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras”, explicou o gerente de marketing, Walter Cruz.

“Com conjunto óptico arrojado, grade dianteira e área envidraçada sem saliências, combinados com a fluidez de linhas permitiu a Geração 7 obter um dos menores coeficientes aerodinâmicos já alcançados por um ônibus – cx 0,42 – próximo dos alcançados por veículos de passeio. Os novos ônibus passam a utilizar LEDs em substituição às lâmpadas convencionais nos indicadores de direção dianteiros e traseiros e também nas luzes traseiras de posição e freio, delimitadoras e brake-light .

Os veículos possuem poltronas mais largas (1.060mm), totalmente desenvolvidas para proporcionar mais conforto e ergonomia aos passageiros. Concebidas com base na pesquisa realizada com os usuários, apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais (visco elástico) na região da cabeça e do pescoço, novos apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

Os modelos apresentam ainda cabine especialmente projetada para ampliar o conforto, a segurança e o prazer de dirigir. O painel de instrumentos possui satélites laterais que podem ser aproximados ou afastados do volante, de acordo com a preferência e necessidade do condutor. Esta funcionalidade permite que o motorista regule a distância das teclas para acionamento de todos os equipamentos/sistemas e não precise desviar a atenção da estrada ou mudar de posição na poltrona”, frisou Cruz.

G7- Modelos estabelecem novos padrões de segurança, conforto e economia - Resultado de um trabalho de mais de três anos de pesquisas de campo e desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, os novos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários da Marcopolo foram apresentados neste dia 24 de junho, em São Paulo, e começam a sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, a partir de agosto, mês de comemoração dos 60 anos da empresa.

A família, que já contava com os já tradicionais Paradiso1200 e Viaggio 1050, ganha dois novos modelos – Paradiso 1050 e Viaggio 900 – e cria um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia. Os novos veículos foram desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras.

Diferente de outros ônibus já produzidos no Brasil, os novos Marcopolo G7 foram desenvolvidos com dois focos principais: o atendimento das necessidades e demandas de passageiros e motoristas; e a redução de custos e o aumento de capacidade de transporte para os operadores. Os objetivos são valorizar o prazer de viajar de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários.

Segundo o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, os modelos da Geração 7 vão muito além de um design bonito e futurista. “Nossos projetistas e engenheiros trabalharam para que todas as mudanças e novidades se traduzissem em benefícios para passageiros, motoristas e frotistas. O resultado são veículos mais confortáveis, seguros e que geram redução de cerca de 10% no custo de combustível, além de menor gasto de pneus e freios e manutenção facilitada”, enfatiza de la Rosa.

No design, a identidade Marcopolo - Os primeiros estímulos visuais conferem aos veículos um padrão de acabamento e qualidade automotiva, com linhas equilibradas, fluidas e harmonia de detalhes, com destaque para os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros com tecnologia em LEDs. Internamente, remetem às aeronaves, de estilo limpo, “hi-tech”, com ambiente agradável, porém, sofisticado e confortável.

Externamente, os modelos G7 têm desenho inovador e forte personalidade, que consolida a nova identidade de marca, constituída por formas velozes, robustas e aerodinâmicas. Além de permitir a fácil identificação dos produtos Marcopolo em quaisquer situações, traduz as informações essenciais e valoriza a originalidade, o lettering, a logomarca e a chamada "Expressão Empática".

Segundo os designers responsáveis pela concepção dos novos ônibus, a escolha e identificação desta “Expressão Empática” foi uma etapa-chave no processo de criação, pois essa identidade influenciou todos os demais elementos que constituem a nova família de produtos.

Conjunto óptico arrojado, grade dianteira e área envidraçada sem saliências, combinados com a fluidez de linhas – dos espelhos externos ao para-choque traseiro – permitiu obter, em testes práticos em túnel de vento, realizados na CTA – Centro Tecnológico Aeroespacial, um dos menores coeficientes aerodinâmicos já alcançados por um ônibus – cx 0,42 – próximo dos alcançados por veículos de passeio. Este coeficiente está diretamente relacionado à redução do consumo de combustível.

Um dos aspectos que destaca a originalidade de desenho da Geração 7 é a integração da parte superior da frente e do teto, com linhas aerodinâmicas e em formato de gota. Este novo design reduz o arrasto e permite que o equipamento de ar-condicionado fique embutido, constituindo-se em um dos maiores ganhos aerodinâmicos e de redução de consumo. Os espelhos externos, que também possuem papel aerodinâmico importante, tiveram sua forma otimizada, ficando mais integrados à carroceria, com melhorias em sua fixação e visibilidade para o motorista.

Nas laterais, as novidades são os novos aros de rodas dianteiro e traseiro em peça única de alumínio estampado e as novas tampas dos bagageiros. O formato e leves saliências dos aros de rodas conferem força ao visual do veículo.

As tampas dos bagageiros receberam novos desenhos, puxadores, mecanismo de acionamento e sistema de vedação. Mais leves e com maior vão-livre de abertura, facilitam as operações de colocação e retirada de bagagens e permitem maior acesso ao compartimento. Os novos puxadores, com padrão automobilístico, têm melhor empunhadura e acionamento mais suave.

A traseira dos novos Geração 7 ganhou novo desenho, com destaque para o conjunto óptico, parachoque e tampa traseira. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança.

O para-choque tem formato que acompanha o desenho da lateral e do vigia traseiro, é feito em plástico especial que, no caso de pequenas colisões, deforma, absorve impactos e volta ao formato original, diminuindo os danos causados na carroceria.

Em alumínio, a nova tampa traseira é mais leve, possui melhor vedação e utiliza o mesmo sistema de fechamento das tampas do bagageiro e porta de acesso. Isso garante acionamento mais suave e permite que o veículo tenha uma única chave para abertura de todas as fechaduras.

Menores custos e maior ocupação - Os principais diferenciais dos novos veículos da Geração 7 também estão ligados às vantagens operacionais que proporcionam para os frotistas. A Marcopolo lança dois novos modelos não disponíveis na geração anterior, o Viaggio 900 e Paradiso 1050, que foram concebidos com saias laterais mais baixas (menor bagageiro), o que reduz peso, custo operacional e aumenta a capacidade para transporte de passageiros.

“Os dois veículos ampliam as opções da linha de rodoviários e nasceram com o mesmo foco dos demais modelos da Geração 7: atender às novas características do transporte de passageiros – menor volume de bagagens no compartimento inferior – e proporcionar vantagens operacionais para os frotistas. O Viaggio 900 tem como aplicação o fretamento e o Paradiso 1050, o transporte rodoviário”, salienta Rubens de la Rosa

Entre os diversos itens introduzidos nos novos ônibus da Geração 7 para redução do desgaste de componentes e do custo operacional estão os kits para refrigeração de freios e pneus, instalados nas caixas de roda. O sistema utiliza a aerodinâmica (fluxo natural de circulação do ar com o veículo em deslocamento) para refrigerar esses componentes, aumentando a sua durabilidade.

Outra novidade é a normalização da tomada de ar para o filtro do motor em posição elevada (em veículos de motor traseiro). Posicionada ao lado do vigia traseiro, na coluna, permite a captação de ar mais limpo, o que deverá aumentar a vida útil dos filtros e diminuir o custo operacional.

Sustentabilidade - Os modelos da Geração 7 também foram concebidos com foco na redução dos impactos ambientais durante os processos de fabricação, com a utilização de um maior numero de matérias-primas e peças recicláveis.

A boa performance aerodinâmica contribuiu para a redução da emissão de CO2, na medida em que o ônibus utiliza menos combustível por quilômetro rodado, também com menor desgaste de componentes, como freios, pneus e outros agregados.

De acordo com ensaios de laboratório, em velocidades entre 80 e 100 quilômetros por hora o arrasto aerodinâmico representa 50% do consumo de combustível de um veiculo. Na Geração 7, as forças resultantes a esta velocidade – 193 kgf – são até 10% menores que nos modelos concorrentes mais eficientes em todo o mundo.

Conceito Estrutural - O desenvolvimento de um novo conceito construtivo otimizado – já de acordo com a nova resolução 316 do Contran, publicada no final de maio e que entrará em vigor nos próximos meses é outro diferencial dos novos ônibus. Com este novo conceito e a maior utilização de materiais nobres, como o alumínio e plásticos especiais, a engenharia da Marcopolo conseguiu construir uma estrutura mais resistente e, ao mesmo tempo, cerca de 500 kg mais leve (dependendo da configuração do veículo).

O desenvolvimento do projeto da estrutura foi totalmente feito por cálculo por Elementos Finitos (FEA), com o objetivo de garantir a resistência à fadiga, detectando os pontos de maiores e menores esforços, o que possibilitou o dimensionamento adequado dos componentes estruturais para cada diferente modelo. Complementar aos cálculos teóricos, a empresa investiu em testes de campo por mais de 15 meses, garantindo assim a durabilidade da estrutura e dos componentes do veiculo.

Os principais componentes estruturais utilizam aços com ligas especiais, que possibilita reduzir o peso total do conjunto. Com isso, conforme o modelo de carroceria, no Geração 7, é possível transportar mais passageiros na mesma aplicação, em relação aos modelos comercializados atualmente.

Conjuntos óticos em LEDs - A Geração 7 passa a utilizar LEDs em substituição às lâmpadas convencionais nos indicadores de direção dianteiros e traseiros. Os veículos contam com LEDs também nas luzes traseiras de posição e freio, delimitadoras e “brake-light”. Esta tecnologia representa um significativo avanço para o segmento brasileiro de ônibus e garante maior segurança e visibilidade, pois permite que sejam vistos a uma distância maior.

No projeto de desenvolvimento dos conjuntos ópticos dianteiros e traseiros foram investidos R$ 4,5 milhões. Os LEDs possuem vida útil maior que as lâmpadas comuns, diminuindo a frequência de manutenção e os custos, além de atenderem as normas internacionais. Outra característica inédita de conforto e segurança é a opção da luz diurna (daytime running), que amplia a segurança, mantendo os faróis acessos mesmo durante o dia.

“O resultado obtido cria um novo referencial no mercado brasileiro. O inédito desenho e formato das luzes dianteiras e traseiras de sinalização farão com que os modelos da Geração 7 sejam facilmente identificados à distância, mesmo durante a noite”, explica Edson Mainieri.

Sofisticação, modernidade e conforto - O interior dos novos Marcopolo Paradiso e Viaggio modifica os paradigmas existentes até então com relação a aliar conforto e funcionalidade, beleza e sofisticação, praticidade e fácil manutenção. O desenvolvimento dos detalhes internos teve como ponto de partida uma pesquisa etnográfica e colocou a segurança e o conforto dos passageiros e motorista como prioridades.

Levantamento estatístico de informações com esses passageiros e motoristas, a pesquisa de campo foi realizada com mais de 500 passageiros, dos mercados brasileiro e internacional. A aplicação de perguntas qualitativas e quantitativas, abordagens pessoais e estudos de observação, permitiu analisar a postura, os hábitos e o comportamento dos usuários durante as viagens.

“Isto possibilitou definir novos parâmetros para superar as expectativas e os desejos dos passageiros, em itens como tamanho e formato das poltronas, espaçamento entre as mesmas, iluminação, textura dos materiais e espaço para bagagens de mão, entre outros”, comenta Edson Mainieri, diretor de Engenharia.

“Com a pesquisa, pudemos constatar que os passageiros estão usando bagagens menores e acomodando no salão de passageiros e não no bagageiro tradicional. Por este motivo, foi aumentada a área de acesso nas escadas, a abertura da porta da parede de separação e a altura e profundidade do porta-pacotes”, explica Mainieri.

“O diferencial é que esta pesquisa não foi encomendada, os próprios projetistas, engenheiros e designers, além de profissionais de marketing da Marcopolo, fizeram o levantamento das informações, durante as viagens e em contato direto com os passageiros e motoristas”, finaliza.

Passageiro, o grande privilegiado - Os novos conceitos para a concepção do interior introduzidos com a Geração 7 transformam o passageiro no principal beneficiado. A largura e a altura internas foram ampliadas, gerando uma serie de melhorias como poltronas mais largas (1.060mm), maior altura interna (1,93m) e maior volume para os porta-pacotes.

Um dos aspectos mais relevantes da pesquisa e que levou à concepção de um salão de passageiros diferente dos atuais, foi a tendência de aumento do tamanho e volume das bagagens de mão e conseqüente diminuição do uso do bagageiro externo. Para atender a essa nova tendência, a Marcopolo concebeu um novo porta-pacotes mais amplo e profundo. Alem disso, o novo porta-pacote conta com um pega-mão incorporado o que garante mais segurança ao usuário que caminha pelo salão de passageiros.

Ao entrar nos novos modelos da Geração 7, o passageiro encontra uma nova escada, mais larga, ampla e segura, a qual convida o usuário a subir e facilita o acesso por meio de pontos de apoio bem localizados.

A nova parede de separação é outra exclusividade Marcopolo nos G7. De conceito inovador, trata-se da primeira porta deslizante com vidros temperados curvos transparentes. Possui abertura mais larga que as atuais e um inédito sistema de correr, ocupando menos espaço e preservando o posto do motorista. Com acabamentos diferenciados e grande área envidraçada, o design limpo melhora a visibilidade dos passageiros e amplia a iluminação natural do salão, complementada com o exclusivo teto solar (nos modelos com motor traseiro), com saída de emergência incorporada.

O salão de passageiros reserva outras novidades importantes. Otimizada, a iluminação interna indireta é mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. Isto foi conseguido graças a utilização um projeto de iluminação que privilegiou um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo funcional, com possibilidade de escolha de diferentes cenários de iluminação de acordo com a aplicação e o serviço.

Reposicionados, os novos conjuntos de sinalização das poltronas ganharam iluminação diferenciada e numeração maior, com pictogramas de fácil identificação. As luzes de leitura passam a ser em LEDs e as saídas individuais de ventilação bem como as teclas dos porta-focus foram otimizadas.

Os novos modelos G7 possuem um exclusivo sistema de áudio e vídeo, com monitores de LCD fixos ou escamoteáveis, alem de saídas de som individuais para cada passageiro (Kit Business opcional). O sistema de som proporciona a mesma qualidade sonora em todo o ambiente, contando com alto-falantes posicionados nos porta focos e a opção de ajustes de volume; também será oferecida a opção de saídas individuais para fone de ouvido, localizadas entre as poltronas ou nos porta focos.

Poltronas para envolver o usuário - A nova família de poltronas Executiva e Semileito da Geração 7 foi totalmente desenvolvida para proporcionar mais conforto e ergonomia aos passageiros. Concebidas com base na pesquisa realizada com os usuários, apresentam inovações únicas, como a utilização de espumas especiais (visco elástico) na região da cabeça e do pescoço, novos apoios de pernas e pés, além de apoios de braço mais largos e macios.

Além da ergonomia, o novo design das poltronas merece destaque especial, tanto pelo acabamento que harmoniza com o salão de passageiros, como por apresentar novas padronagens de tecido e cortes de capas exclusivos. “Pela pesquisa realizada, mapeamos todas as zonas da poltrona passíveis de interferência ergonômica. Isto permitiu o atendimento dos percentis extremos da população com eficácia e materiais adequados”, explica Edson Mainieri.

O trabalho da área de design e engenharia teve como objetivo “a empatia com os passageiros” e buscou soluções inovadoras. O resultado foram novos opcionais, tais como: espumas especiais e diferenciadas, porta-copos individuais integrados às poltronas, porta-objetos, audiofones e tomada para laptop, entre outros itens.

"Um aspecto marcante e fundamental da nova família de poltronas é a criação de um conceito modular de montagem. Isso permite que, mesmo depois de fixadas no ônibus, peças e componentes possam ser substituídos sem a necessidade de remoção das poltronas do lugar. Com capas, espumas e componentes substituíveis e de fácil manutenção, as novas poltronas possibilitam ganhos operacionais para os frotistas e conforto para os passageiros", comenta Edson Mainieri.

As novas poltronas também ganharam sistema de acionamento da reclinação do encosto muito mais suave e prático, com cinco diferentes posições, descansa-braço central mais macio e largo e apoio para pés com sistema de catraca, que possibilita ajuste de posição dos pés de acordo com a altura do usuário.

As novas poltronas foram concebidas com foco na sustentabilidade. O revestimento traseiro, em peça única de plástico reciclado, melhora o acabamento e elimina processo de “ensacamento” na fabricação. A base do assento também é feita em plástico injetado e sistema de molas que sustenta a espuma de dupla densidade.

Para o motorista, atenção especial - A cabine do motorista dos modelos Marcopolo Geração 7 recebeu atenção especial dos projetistas e designers da empresa na concepção de suas formas, na aplicação de novos e inéditos materiais e na adoção de recursos somente utilizados em automóveis. O objetivo é ampliar o conforto, a segurança e o prazer de dirigir.

A nova parede de separação garante maior privacidade e ganho de espaço para o motorista, tornando o seu posto mais ergonômico e acessível.

No painel de instrumentos está o diferencial da marca. Com sistema e formato inovadores, possui satélites laterais que podem ser aproximados ou afastados do volante, de acordo com a preferência e necessidade do motorista. Esta funcionalidade permite que o condutor regule a distância das teclas para acionamento de todos os equipamentos/sistemas e não precise desviar a atenção da estrada ou mudar de posição na poltrona.

O sistema satélite é único e incorpora um novo Multiplex, dispositivo que controla todos os sistemas do ônibus eletronicamente, com teclas de fácil alcance e ícones retroiluminados. Conta ainda com um display informativo e opcionalmente, um monitor de até sete polegadas com imagens do salão de passageiros e/ou câmera traseira para auxílio nas manobras de marcha-ré.

A Geração 7 da Marcopolo foi criada com o objetivo de estabelecer novos referenciais para o mercado brasileiro e internacional. Os veículos proporcionam, ao mesmo tempo, vantagens para o passageiro, com maior conforto, sofisticação e praticidade, para o motorista, pela dirigibilidade e ergonomia, e para o frotista, pela maior ocupação dos veículos, menor custo operacional e manutenção facilitada.

Crédito e Prazo pelo BNDES - O chefe de Departamento da Área de Operações Indiretas, Departamento de Credenciamento e Financiamento a Máquinas e Equipamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Willian George Lopes Saab esteve presente no evento de lançamento do G7 no Rio de Janeiro, e adiantou aos empresários presentes que nos próximos dias o banco estará reduzindo a taxa de juros em 7% para os financiamentos e aumentando o prazo de pagamento para oito anos.

No ano dos 60, Marcopolo está de olho na Copa do Mundo na África do Sul – 2009 marca os sexagenário aniversário da multinacional Marcopolo e as comemorações estão recheadas de atividades da empresa no Brasil e uma das primeiras ações a serem desenvolvidas durante todo o ano foi a instalação de novos pórticos e de painéis luminosos (front light e Busdoor). As comemorações envolverão colaboradores, clientes, fornecedores, usuários e a comunidade de Caxias do Sul e dos demais locais onde a empresa possui operações.

De acordo com o diretor e conselheiro de administração, Valter Gomes Pinto, as festividades do 60º aniversário tiveram pré-lançamento em dezembro passado, com a criação e o lançamento de selo e boton comemorativos e distribuição do calendário de 2009 alusivo à data. As ações mais fortes foram reservadas para este ano, sobretudo as que envolvem os colaboradores e a comunidade, explica Valter Pinto.

A campanha comemorativa foi criada pela Agência Planet, de Caxias do Sul, onde os dois elementos-chave, os algarismos 6 e 0, entrelaçados, transmite a idéia de união e remete ao conceito de inspiração e aproximação de pessoas, elementos marcantes na construção da história da Marcopolo, 60 anos aproximando as pessoas.

Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, em Caxias do Sul, a Marcopolo destaca-se pelas idéias inovadoras aliadas à tecnologia de ponta, que tem como resultado uma linha diversificada que atende necessidades específicas de cada mercado, nacional ou internacional. Neste período, a empresa consolidou posição de liderança mundial no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros e hoje seus produtos estão em mais de 104 paises.

Atualmente, a Marcopolo possui operações em nove países - África do Sul, Argentina, China, Colômbia, Egito, Índia, México, Portugal e Rússia. Com 13.600 colaboradores, dos quais, 10,6 mil no Brasil. Recentemente a empresa deu início à produção de ônibus em sua segunda fábrica na Índia, em Dharwad, fruto da joint venture com a Tata Motors.

Perfil Marcopolo - A Marcopolo vem aproximando pessoas desde 1949, ano em que iniciou sua trajetória empresarial de superação contínua. A empresa, que tem seu nome ligado à história do transporte de passageiros, foi fundada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, com o nome de Nicola & Cia. Ltda.

Em 1971, graças ao sucesso alcançado com o lançamento do ônibus “Marcopolo”, passou a denominar-se Marcopolo S.A. O crescimento contínuo consolidou a organização, que já produziu em suas fábricas no Brasil e exterior, nestes 59 anos, 200.000 ônibus, com uma força de trabalho atual de mais de 12.000 colaboradores.

A holding é formada pela Marpolo, Ciferal, Volare, Moneo Serviços Fianceiros e Fundação Marcopolo.

Ciferal no Rio de Janeiro: A Ciferal foi fundada em 1955, um ano após o Sr. Fritz Weissmann chegar ao Brasil, diretamente da Europa, trazendo na bagagem o know-how de quem foi o principal construtor de carruagens do Imperador Francisco José. Na sua origem, a Ciferal instalou-se em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro, destacando-se por seu pioneirismo na fabricação de carrocerias para ônibus em Duralumínio, em 1992, transferiu-se para o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Em 2001 a Ciferal foi integralmente adquirida pela Marcopolo S.A. Com investimentos em melhorias estruturais, tecnológicas e humanas, foram implantados novos layouts industriais e administrativos no parque fabril, a fim de aumentar sua eficiência e reduzir custos. Tendo como modelo os processos das demais fábricas Marcopolo, uma central de resíduos foi construída para atender às necessidades da legislação ambiental e proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores.

Desde 2003, a unidade tornou-se um centro exclusivo de produção de veículos para o transporte coletivo de passageiros em centros urbanos. O foco permitiu o desenvolvimento de efetivas soluções para este segmento, o que fortaleceu a já tradicional marca Ciferal. Atualmente, conta com uma área física de 193.000m2, uma área construída de 71.000m2, e capacidade para produzir 3.000 veículos/ano.

Presença Global - O crescimento contínuo e dinâmico, levou a Companhia a buscar novos fronts de negócios globais.Ampliou operações de produção e comercialização e, hoje, tem presença marcante em mais de cem países dos cinco continentes. A Marcopolo é líder do mercado brasileiro no segmento ônibus e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo.

As fábricas - Com operações de negócios que circundam o globo, a Marcopolo ocupa uma posição de destaque no cenário empresarial internacional Em todas elas, utiliza as mais avançadas tecnologias e processos para melhorar a qualidade e aumentar a eficiência, com o suporte de uma bem estruturada rede mundial de vendas e serviços.

Fábricas no Exterior: Auto Components Co., Ltd. - Jiangyin – China; GB Polo - Suez – Egito; Marcopolo Ind. Carroçarias - Coimbra – Portugal; Marcopolo South Africa - Johannesburgo - África do Sul; Metalpar Argentina S.A. - Loma Hermosa – Argentina; Polo Plastic Component - Vladimir – Rússia; Polomex S.A. - Monterrey – Mexico; Russian Buses Marco (Pavlovo) - Pavlovo – Rússia; Superpolo S.A - Cota-Cundinamarca – Colômbia; Tata Marcopolo Motors (Dharwad) - Dharwad – Índia; Tata Marcopolo Motors (Lucknow) - Lucknow – Índia.

“ E a Marcopolo não para, para os próximos anos preparam grandes inovações para o setor, muitos já estão na linha de estudo da holding, entre as novidades destacam-se os produtos com altíssimos índices de respeito ao meio ambiente”, concluiu Walter Cruz.

. [Mais informações pelo telefone 0800-7027070 | Site: www.maropolo.com.br | E-mail [email protected]].

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