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14/07/2009 - 10:41

Boticário destina 1% da receita líquida anual para projetos de biodiversidade

Com orçamento próximo a R$ 10 milhões por ano, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza amplifica os valores da companhia na cadeia sustentável.

São Paulo - O Braço social da empresa de cosméticos O Boticário, já atendeu a praticamente 1200 projetos na área de conservação da biodiversidade, realizados em parceria com Institutos de Pesquisas, ONGs, Secretarias de Meio Ambiente e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), órgão ambiental do governo brasileiro. "Somos responsáveis pelo nosso patrimônio natural. Atuamos em todo o Brasil apoiando projetos de outras instituições e realizando nossos próprios projetos", afirma a Diretora Executiva da Fundação e Gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Boticário, Sra. Maria de Lourdes Nunes, convidada do programa de entrevistas Ações Sustentáveis da TVSA ( www.tvsa.tv.br ).

Por meio de suas Reservas Naturais, a Fundação protege importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaçados do país: a Mata Atlântica, na Reserva Natural Salto Morato, no Paraná; e o cerrado Goiano, na Reserva Natural Serra do Tombador.

O Boticário aplica os valores da cadeia sustentável com fornecedores, franqueados, público interno e acionistas. Além disso, incentiva o investimento na proteção de áreas naturais. Esse é o caso do Projeto Oásis, que há três anos oferece apoio técnico e financeiro à conservação de mananciais na Grande São Paulo. A metodologia é inovadora e implanta um mecanismo de pagamento por serviços ecossistêmicos, valorizando quem protege a natureza. "A ideia é remunerar os proprietários que possuem áreas naturais bem conservadas para que continuem investindo na proteção", afirma Nunes.

A política empresarial adotada destina 1% da receita líquida anual para o investimento social privado, com o objetivo de equilibrar o econômico - que já é finalidade da empresa - o social e o ambiental. "O recurso é diretamente destinado para projetos de interesse da sociedade e não do negócio". A Fundação tem orçamento anual de cerca de R$ 10 milhões e os franqueados, engajados nas causas, participam voluntariamente doando recursos para alavancar outros projetos.

Preocupados em sempre discutir as questões do meio ambiente, a Fundação reunirá em setembro de 2009, na cidade de Curitiba (PR), mais de duas mil pessoas de diversas partes do mundo, entre congressistas e palestrantes, no VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). "Além de gerir o negócio com responsabilidade, temos uma ação totalmente voluntária em um campo no qual nos identificamos, para contribuir com a sociedade além de gerar riqueza e valor ao negócio. O uso do recurso privado para o benefício da sociedade, quando feito permanentemente, com orçamento fixo e políticas consistentes, demonstra a maturidade e a responsabilidade de uma empresa", conclui.

Perfil da TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo Instituto Conteúdo Responsável (ICR), uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo disseminar informação sobre as boas práticas de sustentabilidade.

Toda a programação, voltada para as ações entre o segundo e terceiro setor, inclui programas de debates, entrevistas, cobertura de eventos e noticiários e pode ser acessada pelo portal e também através de celulares iPhone.

"Porque qualquer ação só produz efeito se for amplamente divulgada" | www.tvsa.tv.br | www.conteudoresponsavel.org.br | Por PR Newswire

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