Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2009 - 11:36

Encontro pretende ampliar acesso de MPEs a recursos públicos de fomento e de regulação

Instituições governamentais se unem para orientar empresários e avançar no cumprimento de metas da Política de Desenvolvimento Produtivo.

Brasília – A transformação das pesquisas em produtos comerciais de sucesso depende não apenas da aproximação entre pesquisadores, empresas e investidores, mas também do apoio do Governo Federal e da facilitação do acesso aos recursos públicos. Foi a partir desse diagnóstico que o Comitê Nacional de Biotecnologia (CNB) elaborou a proposta de realização do I Encontro Nacional de Inovação Tecnológica em Biotecnologia (ENCONIT/BIOTEC) como parte da agenda de ações da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre outros objetivos, a PDP visa fortalecer a base científica e tecnológica brasileira e estimular a produção biotecnológica no País. O ENCONIT/BIOTEC, agendado para os dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro, tem como principal público-alvo os micro e pequenos empresários do setor e será promovido pelo CNB em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Durante o evento, o público contará com assessoria técnica individualizada, sobre mecanismos de fomento e financiamento, registros de produtos e gestão da propriedade intelectual. Estarão presentes representantes de entidades como o BNDES, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrupecuária (EMBRAPA), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com Cleila Pimenta, responsável pelas atividades da Secretaria Executiva do CNB na ABDI, a biotecnologia ganhou destaque nas discussões da PDP por ser considerada área estratégica para o desenvolvimento do País. “Entre as metas da Política para o setor estão: aumentar investimentos públicos e privados para difusão da biotecnologia nas empresas nacionais; financiar centros de desenvolvimento em biotecnologia para incorporação dessa tecnologia em processos industriais; e a ampliação da produção nacional de biofármacos e imunobiológicos”, explica ela. Também é objetivo da PDP estabelecer um ambiente regulatório que induza à atividade inovadora em biotecnologia avançada e garanta a segurança dos produtos fabricados.

. [ I Encontro Nacional de Inovação Tecnológica em Biotecnologia (Enconit/Biotec), dias 28 e 29 de julho, das 10h às 18h no dia 28/07; das 9h às 17h no dia 29/07, na Sede do BNDES, Av. República do Chile, 100. Rio de Janeiro – RJ | As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas | Mais informações e inscrições: www.enconitbiotec.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira