Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2009 - 11:37

Crescimento global direciona o Navistar Engine Group a estabelecer três unidades de negócios regionais


O Navistar Engine Group, líder global na produção de motores diesel, criou três unidades de negócios regionais para focar melhor na expansão de sua base de clientes em todo mundo. As três unidades – América do Norte, América do Sul e Global – serão lideradas por um time de experientes profissionais da Navistar.

Eric Tech, que ocupava anteriormente o cargo de vice-presidente e diretor geral, torna-se o presidente do Navistar Engine Group, liderando o crescimento deste negócio multinacional.

Andy Dondlinger, anteriormente diretor geral das unidades de negócios dos motores em “V” e em linha, passa a ocupar o cargo de vice-presidente e diretor geral de negócios da América do Norte.

Waldey Sanchez permanece como presidente e CEO da MWM International, a operação sul-americana da Navistar.

José Eduardo Luzzi, que ocupava o cargo de diretor de vendas e marketing da MWM International, torna-se vice-presidente e diretor geral de Operações Globais da Navistar.

David LaPalomento, de vice-presidente global de vendas e marketing, passa a vice-presidente de Integração Global.

Jim Jesionowski, torna-se diretor de Engenharia de Manufatura e Qualidade Global.

“Isso representa um passo importante em direção à nossa visão de transformar o Navistar Engine Group em um próspero negócio global, fornecendo soluções limpas movidas a diesel para todo mundo,“ disse Eric Tech, presidente do Navistar Engine Group. Os líderes nas novas unidades de negócio reportam-se diretamente a Tech.

Na estrutura da MWM International Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, o engenheiro Michael Ketterer, assume a Diretoria de Vendas e Marketing.

Michael Keterrer é colaborador da MWM International há 16 anos e ocupava o cargo de gerente de Engenharia Avançada. O diretor é formado em Engenharia pela universidade de Stuttgart, na Alemanha, e já ocupou o cargo de engenheiro de vendas residente no cliente Volkswagen AG, no período de 1997 a 2003, quando retornou ao Brasil assumindo a posição de gerente da Engenharia do Produto.

A reorganização na estrutura da corporação sustenta diversos objetivos estratégicos de negócios: assegurar a continuidade da inovadora marca de motores, MaxxForce®, para o mercado veicular norte-americano, incluindo a avançada tecnologia de emissões MaxxForce EGR a partir de 2010; crescer nos segmentos automotivo e industrial nos países do NAFTA (Canadá, México, Estados Unidos e Chile); estabelecer parcerias com novos clientes OEM em mercados que seguem as normas de emissões Euro; criar uma plataforma global visando melhoria contínua na qualidade, performance e economia de combustível dos produtos; desenvolver processos de qualidade e manufatura comuns a todas as operações de motores e joint ventures; suportar o Navistar Global Truck Group e a divisão Navistar Global Bus em todos os mercados fora do NAFTA.

A Navistar é líder no negócio de motores há mais de 100 anos, produzindo propulsores a gasolina, querosene, metanol e diesel. Tudo começou no início do século XX, quando a companhia, então chamada International Harvester, produziu seu primeiro motor movido à gasolina para equipar máquinas agrícolas.

Hoje, tendo produzido mais de 15 milhões de motores, a Navistar foca exclusivamente em motores diesel de alta performance de até 475 cavalos (355kW). Em sua seleta lista de clientes em todo o mundo está a International®, fabricante de caminhões e ônibus na América do Norte. Na América do Sul, veículos da Man Latin America, Volvo, Ford Motor Company, General Motors, Marcopolo, Case New Holland, Valtra e Massey Ferguson são equipados com motores diesel da Navistar.

A Navistar também produz propulsores para agricultura, construção civil, segurança, geração de energia e uma variedade de outras aplicações urbanas e fora de estrada.

A empresa detém 42% do mercado de motores diesel mid range e 64% do mercado de motores para ônibus escolares na América do Norte. Na América do Sul, o Navistar Engine Group possui mais de 57% de participação de mercado no segmento de tratores de roda, 22% no mercado de veículos comerciais e é responsável por mais 35% dos motores diesel produzidos na região. A Navistar também continua crescendo rapidamente em outros continentes, especialmente na Ásia e na Europa Oriental.

“Nosso crescimento proporcionou ao Navistar Engine Group a escala necessária para obter grandes vantagens competitivas no cenário global”, disse Tech, “incluindo uma abrangente base de fornecedores, o recrutamento dos melhores talentos no setor, uma estrutura de custos competitiva e, principalmente, um profundo conhecimento técnico e de manufatura. Tudo isso aumenta nossa capacidade de fornecer excelentes produtos que satisfaçam as exigências dos clientes, oferecendo os atributos que eles mais valorizam como capacidade, desempenho, confiabilidade e durabilidade”.

A Navistar conta atualmente com cinco fábricas em todo o mundo: Melrose Park (no estado de Illinois, EUA), onde são produzidos motores diesel de seis cilindros em linha; Huntsville (no Alabama, USA) que produz os motores V8 e V6, além dos big bore de 11 e 13 litros; Santo Amaro (em São Paulo, Brasil), que fabrica propulsores de quatro e seis cilindros em linha; Jesús Maria (em Córdoba, Argentina), onde são usinados componentes para motores e Canoas (no Rio Grande do Sul, Brasil), que produz motores de quatro e seis cilindros em linha. As fábricas sul-americanas operam com a denominação de MWM International Indústria de Motores da América do Sul Ltda., afiliada da Navistar.

Como parte de sua joint-venture com Mahindra & Mahindra, a Navistar também está construindo na Índia uma fábrica que, em breve, produzirá motores diesel para veículos comerciais e fora de estrada. Além disso, a Dong Feng, líder no setor automotivo na China, possui licença da Navistar para produção de motores diesel para aplicação em caminhões leves, picapes e utilitários esportivos, no Extremo Oriente. A Navistar ainda assinou recentemente um acordo na Coreia com a fabricante de ônibus, Daewoo, para desenvolvimento de motores diesel.

O Navistar Engine Group é líder na fabricação de motores diesel para veículos comerciais, aplicações dentro e fora de estrada e industriais, em todo mundo. Esta operação da Navistar, Inc. (NYSE: NAV) possui plantas localizadas na América do Norte e América do Sul, que oferecem motores diesel de 37 até 355 kW (50 - 475 cavalos). [ www.navistarengines.com].

. [ Fotos: Waldey Sanchez, presiente e CEO da MWM International | José Eduardo Luzzi, vice-presidente e diretor, Michael Ketterer, diretor de Vendas e Marketing ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira