Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2009 - 11:55

Light patrocina Música nas Escolas em Barra Mansa e projeto traz ópera “Carmen” à cidade

Desde março, todas as escolas da Rede Municipal do município estão sendo atendidas pela iniciativa.

Uma das óperas mais populares no mundo terá Barra Mansa como palco amanhã (14 de julho). “Carmen”, de Georges Bizet, será apresentada pela primeira vez na região no Sesc, a partir das 20 horas, com entrada franca. E para tornar este evento ainda mais marcante, a ópera terá a participação de grandes nomes de destaques no canto lírico da atualidade: Édinéia de Oliveira, Fernando Portari, Rosana Lamosa e Homero Velho, ao lado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), com direção musical e regência do maestro Guilherme Bernstein.

A estréia mundial da ópera Carmen aconteceu em 1875, na Opera Comique, em Paris. Esta ópera, que hoje é a mais popular e a mais representada em todo o mundo, foi recebida com frieza em sua estréia. Os principais jornais franceses da época lhe dedicaram duras críticas - o Le Siècle chegou a escrever que Bizet precisaria desaprender muitas coisas para se tornar um compositor dramático. No entanto, o compositor não teve tempo, pois morreu três meses depois do que achou ser seu “fracasso”, mas que viria a ser a grande sua obra-prima.

O espetáculo conta ainda com 3 cantores do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que fazem os papéis dos amigos de Carmen e D. José. São eles Carla Odorizzi, Fernanda Schleder e Frederico de Assis. O casal de bailarinos Mariana Chew e Arthur Brandão, que ilustram a ação em coreografia elaborada por Heloisa Meneses, também fazem parte da apresentação. E, para ajudar a todos a seguir esta história apaixonante, teremos a presença de um narrador, o ator Tadeu Mello.

O Projeto - A OSBM é composta por 105 músicos entre professores e monitores do Projeto Música nas Escolas, desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa com apoio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR/NovaDutra. A iniciativa começou o ano de 2009 com uma ótima notícia: desde março, todas as escolas da Rede Municipal de ensino do município estão sendo atendidas pelo projeto. No total, são 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas. Com sede no Parque da Cidade, o projeto transformou as instituições públicas de ensino fundamental de Barra Mansa em sub-sedes voltadas para o aprendizado musical. Os alunos são introduzidos na música por uma equipe de profissionais qualificados, sem sair do ambiente educacional. Além disso, todos os alunos podem chegar ao curso superior de Música, por meio de um convênio firmado entre o projeto e a universidade local.

Divididos em pólos – cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, fagote, clarineta e saxofone), metais (trompa, trompete, trombone, bombardino e tuba) e percussão (tímpano, vibrafone, xilofone, marimba, glockenspiel, caixa, bombo, bateria e percussão auxiliar) –, o projeto também conta com grupos de câmera: quartetos e quintetos. Outra atração do projeto é o Coral. São as vozes dos alunos percorrendo os mais diversos pontos da cidade, levando boa música para a comunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira