Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2009 - 11:56

Redução de IPI e “juro zero” animam empresários da construção civil

Além destas medidas, empresários apostam na Concrete Show para a retomada no segundo semestre.

A prorrogação da isenção da alíquota de IPI para materiais de construção e a inclusão de itens de bens de capital (máquinas e equipamentos) até o final do ano deixaram os empresários do setor da construção civil mais otimistas, principalmente os expositores da Concrete Show South America, que acontece de 26 a 28 de agosto, em São Paulo. De acordo com o diretor Comercial e Marketing para América do Sul da Schwing Stetter, Ricardo Lessa, os reflexos destas medidas vão aquecer os negócios neste segundo semestre. “Estamos nos preparando para atender a demanda, pois aumentamos em 20% a nossa produção de máquinas e equipamentos”, conta Lessa.

Outra medida do pacote anunciado pelo governo federal foi o corte de juros para financiamento de máquinas e equipamentos. O BNDES reduziu, por 180 dias, a taxa final do crédito à exportação de máquinas e equipamentos para 4,5% ao ano. Como a taxa é igual a meta da inflação, na pratica juro real zero para bens de capital. Um exemplo de empresa que deve se beneficiar com isso é a CSM, fabricante de equipamentos para construção civil. Segundo o diretor-presidente da CSM, Renato Raboch, “a feira já é uma grande oportunidade por si só e, com esse atrativo do financiamento, a expectativa para alavancar novos negócios são excelentes”, diz Renato Raboch, diretor-presidente da empresa.

Essa empolgação também foi sentida pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). “Este é o momento de aproveitar para comprar, porque acaba no fim do ano. Nunca tivemos taxas dessas no Brasil” afirmou Luiz Aubert Neto, presidente da entidade. Ele ainda lembrou que uma linha do Finame-BNDES pode chegar até 10 anos, com dois anos de carência.

Recentemente, os deputados e senadores aprovaram sete projetos para a liberação no Orçamento da União de cerca de R$ 7 bilhões em créditos suplementares para programas do governo. Deste total, R$ 6 bilhões para o projeto habitacional. Uma parte do total liberado será utilizada para realização de obras em portos e aeroportos. Para Claudia Godoy, diretora da feira, todas essas medidas que o governo tem tomado de estimulo para o aquecimento da economia foram refletidas diretamente na Concrete Show South America. “Tivemos um aumento de 20% no número de expositores e de 58,8% em área de exposição”, declara a diretora.

A feira - Consolidada como a maior feira de tecnologia sobre concreto na América Latina, a quarta edição da Concrete Show South America acontece de 26 a 28 de agosto, em São Paulo. A feira é organizada pela Sienna Interlink e contará com 300 expositores nacionais e internacionais que ocuparão 28 mil m² do Transamérica Expo Center. Em sua terceira edição, o evento mostrará as principais novidades e inovações tecnológicas do universo do concreto como lançamentos de produtos, sistemas construtivos, equipamentos e serviços da cadeia do concreto.

. [´Concrete Show South America 2009, de 26 a 28 de agosto, no Transamérica Expo Center, Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13h às 21h | Informações: www.concreteshow.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira