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15/07/2009 - 08:36

Em super-produção para toda América latina, HSBC une todos os continentes e povos


Na primeira campanha para toda América Latina criada pela JWT, o banco mostra a força de seus 100 milhões de clientes em todo o mundo.

O HSBC lança a sua primeira e mais importante ação institucional para toda a América Latina: a campanha “Pangéia”, criada e produzida em um esforço integrado da JWT Brasil e JWT México, que estreou ontem no Brasil e em toda a América Latina. Há um ano no cargo de Head de Marketing do HSBC para a América Latina, Glen Valente está à frente deste projeto. O executivo é responsável pelas iniciativas de marketing e gestão da marca HSBC no Panamá, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, El Salvador, Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Uruguai e Paraguai, e tem trabalhado para garantir padrões de percepções mais claros e unificados da instituição.

Segundo Glen Valente, as campanhas do HSBC sempre se utilizam de estratégias de comunicação específicas: falam mais do consumidor e menos do próprio banco, misturam humor e emoção como forma de deixar o conteúdo claro para o consumidor. Esses elementos sempre estiveram presentes e sempre estarão, mas nesta nova campanha “não se trata simplesmente de replicar peças ou campanhas, mas sim de padronizar o tom de voz e a preocupação em dizer coisas realmente relevantes ao consumidor – seja ele argentino, peruano ou mexicano”.

A missão de “Pangéia” é mostrar a grandiosidade e internacionalidade do HSBC, considerado pela Revista “The Banker” o banco mais sólido do mundo, e que, mesmo durante a crise financeira mundial, se firmou como a instituição financeira mais confiável do mercado internacional.

Brasil - Para Glen Valente, o mercado brasileiro está mais avançado que os demais. “O HSBC tem um histórico de comunicação e um grau de maturidade no mercado brasileiro que ainda não tem nos demais países. O desafio está em transferir essa experiência para os outros mercados”.

Com a supervisão direta do C.C.O. e diretor de criação da JWT para a América Latina, Mario D’Andrea, a campanha pretende consolidar a marca HSBC em toda a região latino-americana. O investimento de produção e veiculação será em torno de US$ 10 milhões e duração mínima de seis meses. Para D’Andrea, que assumiu, em 2008, a direção de criação para toda a América Latina da conta da instituição, este foi um grande desafio. “Fazer essa campanha trouxe uma grande responsabilidade. Não só de unir talentos e linguagens de diferentes países da América Latina, mas principalmente pela missão de mostrar de forma grandiosa que a maior força do HSBC são seus mais de 100 milhões de clientes espalhados pelo mundo”, diz D’Andrea. O criativo ressalta ainda: “Talvez tenha sido o maior desafio da minha carreira”.

A ação será veiculada no Brasil, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Honduras. O filme “Pangéia” mostra imagens curiosas: África, América, Europa, Ásia e Oceania voltam a formar a única grande massa territorial de milhões de anos atrás.

Povos de diferentes culturas passam a ser vizinhos e, num mundo sem distâncias oceânicas, a humanidade passa a pertencer a um só lugar. O conceito faz referência à presença global do HSBC, elo comum entre mais de 100 milhões de pessoas, presente em mais de 80 países.

A campanha é composta, ainda, por peças de mídia impressa, rádio e tem uma atração especial: um hotsite peculiar, oqueimportaparaomundo.com.br, que reforça o posicionamento global do banco, focado nos diferentes valores das pessoas.

Este hotsite traz uma ferramenta digital fora do tradicional e muito curiosa: o site mostra, em tempo real, quais são os principais valores dos milhões de pessoas nos quatro cantos do mundo, revelados pelas palavras mais digitadas na internet, via twitter.

Assim, no exato momento em que o cliente acessa o hotsite, o conjunto destas palavras forma um mapa mundi. Ou seja, é uma pesquisa automática do que as pessoas estão falando na web. “Essa hotsite é a prova digital do posicionamento do banco, que sempre procurou valorizar a opinião de cada consumidor. E é divertido, porque nele é possível ver as diferenças entre os continentes. Por exemplo: em determinado momento do dia, a palavra mais citada na America Latina era ‘esportes’ e na Ásia era ‘tecnologia’. Adivinhe porque...”, brinca D’Andrea.

A versão brasileira deste hotsite também dará acesso ao teste do Importômetro, no qual o visitante escolhe uma série de valores com os quais mais se identifica e, como resposta, obtém a definição de seu perfil como investidor e produtos do HSBC indicados.

Off-line: Campanha Pangea | Anunciante: HSBC | Produto: institucional | Agência: JWT | Direção de Criação: Mario D'Andrea, Manuel Techera e Fabio Miraglia | Criação: Alfredo Alquicira, Eduardo Cisneros, Alejandro Jacinto, Ricardo Marques e Beto Rogoski | Produtora: MIXER | Direção/Cena: Fabio Soares | Direção/Fotografia: Rhebling Jr | Produção/Filme: Érica Coelho | Produção Executiva: Ciro Cesar | Montagem: Ivan Kanter Goldman | Produtora/Áudio: Lua Nova | Finalizadora: Vetor Lobo e equipe Mixer | Tratamento de Imagem: Daniel Klock | Fotografia: Platinum | Produção Eletrônica/Art Buyer: Juliana Motta e Fabiano Proença | Produção Gráfica: Osmar Fernandes Veiga | Direção de Mídia: Arturo Ruiz e Anita Bardeli | Mídia: Thatiana Almeida, Rilza Silva e Tatiana Debus | Atendimento: Nieves Garcia, Tomas Saiz e José Fernando Lopes. | Direção de Planejamento: Ken Fujioka | Planejamento: Guega Rocha e João Gabriel Fernandes | Aprovação (Cliente): Glen Valente, Ruben Castanon e Marcelo Velloso.

On-line: Site Pangea | Anunciante: HSBC | Produto: institucional | Agência: JWT | Direção de Criação: Mario D'Andrea, Fabio Miraglia, Jean Boechat | Criação: Flavio Vidigal, Carlos Felipe, Sávio Fonseca, Francisco Andrade e Jean Boechat | Tecnologia: Fabricio Zuardi, João Marquesini | Vídeo: Mixer e Vetor Lobo | Áudio: Lua Nova | Produção Eletrônica/Art Buyer: Juliana Motta e Fabiano Proença | Atendimento: José Fernando | Lopes, Silvia Rohrig e Tomas Saiz | Direção de Planejamento: Ken Fujioka | Planejamento: Guega Rocha, João Gabriel Fernandes e Patrice Lamiral | Aprovação (Cliente): Glen Valente, Ruben Castanon, Marcelo Velloso, Carlos Alves .

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