Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2009 - 09:37

Mercado automotivo do Distrito Federal cresce no primeiro semestre

De janeiro a junho de 2009, concessionários de veículos emplacaram 54.548, o que significou uma alta de 12,61%, frente ao mesmo período do ano passado.

Brasília- A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos zero quilômetro surtiu efeito no mercado automotivo do Distrito Federal. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do DF (SINCODIV/DF) mostram que, em junho, 11.203 unidades foram comercializadas, contra 9.797 em maio, o que representou um crescimento de 14,35%.

O resultado obtido foi o melhor de toda a história do setor automotivo do DF. Para se ter uma idéia da representatividade do número conquistado, em comparação com o mesmo mês de 2008, quando 8.363 unidades foram emplacadas, houve uma alta de 33,96%. Em junho de 2007, por exemplo, os concessionários venderam 7.399 veículos; em 2006, 5.133; em 2005, 4.271; em 2004, 3.666; e em 2003, 2.580.

No primeiro semestre, os empresários do ramo alcançaram a marca de 54.548 veículos comercializados, que os levaram a ter um acréscimo nos emplacamentos de 12,61%, frente ao mesmo período de 2008, época em que 48.438 unidades foram vendidas.

Para Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, o mercado respondeu bem às medidas adotadas pelo governo para manter a competitividade no setor automotivo. “Com o IPI mais baixo, foi possível estabelecer estratégias para atrair o consumidor. Com a prorrogação do benefício concedido pelo governo, será possível assegurar um crescimento expressivo, em relação ao ano passado”, considera.

O resultado das vendas de veículos zero quilômetro no primeiro semestre reflete o bom momento em que vive a indústria automobilística brasileira. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelam que, de janeiro a junho, a comercialização superou em 3% igual período de 2008, que até então tinha sido o melhor da história.

“A redução do IPI foi determinante para que conseguíssemos um aumento dos emplacamentos. Mas a recuperação rápida mostra a força do setor automotivo no Brasil, que se firma entre os maiores produtores de veículos do mundo”, comenta Lima.

Para o presidente do SINCODIV/DF, a tendência é de que mercado continue crescendo, principalmente, pela queda dos juros praticados pelos bancos das montadoras, que caíram para níveis abaixo dos registrados antes da crise econômica global. De acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, em maio, a taxa média de juros praticada pelas instituições bancárias associadas à entidade foi de 1,55% ao mês. Em maio de 2008, a média mensal registrada foi de 1,62%.

Ranking - Dentre as oito marcas que mais venderam no DF em junho de 2009, a Volkswagen é líder nos emplacamentos de automóveis, com 3.023 unidades vendidas. Foi o suficiente para superar os emplacamentos de maio – 2.627 unidades -, o que significou uma alta de 15,1%.

A Fiat aparece na segunda posição. Foram comercializados 2.566 carros em junho, contra 2.717, em maio, ou seja, um houve uma queda de 5,5%, a única observada no período, considerando as oito marcas mais vendidas. A General Motors (GM) ficou em terceiro lugar, com 1.947 veículos, contra 1.562, o que representou um crescimento de 24,6%. A Ford também obteve um resultado expressivo. Ao todo, a montadora vendeu 850 carros em junho. Frente ao mês anterior, quando 755 unidades foram emplacadas, houve uma alta de 12,5%.

A Renault vem logo em seguida. No total, 572 veículos da marca foram vendidos, contra 408, ou seja, um acréscimo de 40,2% na nos emplacamentos. A Honda registrou um aumento nas vendas de 4,1%. Foram 484 carros comercializados, contra 465 em maio.

Já a Peugeot teve um incremento de 57,9%. Trezentos e noventa unidades foram vendidas, contra 247. A Toyota obteve o maior crescimento de junho, com 348 unidades vendidas, contra 206. A alta foi de 68,9%.

Perfil do Sincodiv/DF - O SIncodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Ranking das marcas mais vendidas em Brasília em junho de 2009: 1º VW - 3.023 unidades | 2º Fiat- 2.566 unidades | 3º GM- 1.947 unidades | 4º Ford - 850 unidades | 5° Renault - 572 unidades | 6º Honda- 484 unidades | 7º Peugeot - 390 unidades | 8º Toyota- 348 unidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira