Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:06

Quais os cuidados básicos que uma mulher deve ter com o rosto


O uso do sabonete ideal, hidratante e uma boa esfoliação sob orientação médica são as principais medidas para evitar a perda de dinheiro e tempo, além de prevenir problemas cutâneos.

Atualmente, há no comércio brasileiro inúmeros cosméticos destinados ao embelezamento da pele facial com propriedades terapêuticas: são os chamados cosmecêuticos. A variedade e os apelos propagandísticos são tantos que a escolha do produto ideal torna-se uma tarefa difícil. Com tantas opções, os cuidados básicos com o rosto podem se tornar simples e descomplicados, quando houver orientação médica para ninguém comprar cosméticos errados, evitando problemas e gastos desnecessários.

Para a médica nutróloga, cosmiatra e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Dra. Mercedes Granja, é primordial prestar atenção a alguns fatores como: idade, tipo de pele, nível de agressão cutânea sofrida no dia-a-dia e a finalidade dos cosmecêuticos adquiridos. “De uma maneira geral, várias providências devem ser tomadas, cada uma com sua periodicidade. Muitas, contudo, podem ser feitas em casa”, diz a médica.

Dicas da Dra. Mercedes Granja: a) Cuidados diários: . O ideal é usar um sabonete facial suave e próprio para pele normal, seca ou oleosa | . Loções adstringentes, também conhecidas por tônicos, são indicadas para peles que necessitam controle de oleosidade a fim de evitar o aparecimento de cravos e espinhas | . É fundamental a aplicação de hidratantes, além de protetor solar em um volume equivalente a meia colher de chá para a face e o pescoço, a cada duas horas, com fator de proteção entre 15 e 30. Depois, a maquiagem pode ser aplicada, como de costume.

. À noite, é hora de retirar a sujeira acumulada na superfície cutânea. Para quem usa maquiagem mais espessa, os demaquiantes álcool-free conseguem eliminar os resíduos mais profundos, sem ressecar a pele. Este é o momento de reaplicar o hidratante, que é o mínimo que se pode fazer para garantir a normalidade dos processos fisiológicos que ocorrem continuamente na pele.

b) Cuidados semanais: . A esfoliação promove a retirada da camada superficial da pele, o que já é suficiente para homogeneizar sua aparência e aumentar a penetração do hidratante. Os esfoliantes devem ser espalhados em movimentos circulares por, no máximo, 30 segundos, tomando o cuidado para não exagerar no atrito, pois pode provocar aprofundamento da esfoliação, formando cascas e manchas | . Em seguida, pode-se usar máscaras faciais, encontradas nas lojas especializadas. Todas as máscaras devem ser cuidadosamente removidas, pois, caso sobrem resíduos, estes poderão acarretar reações desagradáveis. Quem tem pele sensível deve aguardar mais tempo para repetir o processo.

c) Cuidados mensais. A limpeza de pele é um procedimento complexo e delicado, feito por profissionais experientes. Geralmente, indica-se uma por mês, para peles oleosas, ou a cada dois ou três meses, para peles mistas e secas.

Para evitar problemas com os cosméticos, a Dra. Mercedes Granja recomenda:- Procure, no rótulo, indícios de que o produto foi desenvolvido para o seu tipo de pele: mista, seca ou oleosa, e que contenham hidratantes | - Dê preferência aos produtos que possuírem fatores de proteção solar de 15, no mínimo, inclusive as maquiagens | - Se o cosmético vier em pote, não o contamine, use espátulas ou dedos limpos para a sua retirada | - Armazene as embalagens em local livre de umidade e ao abrigo do sol e da luz | - Nunca use produtos vencidos ou deteriorados | - A base deve ser aplicada em camada fina e uniforme; para camuflar imperfeições, utilize corretivos apropriados | - Use de bom senso para dosar a quantidade da base, sombra para olhos, rimel e delineadores para não correr o risco de parecer “carregada” demais, o que vulgariza e envelhece a aparência.

Há uma crença popular de que a maquiagem impede a pele de respirar; porém, ela não se utiliza do ar ambiente, mas sim, o faz internamente por meio de mecanismos intrínsecos, isto é, próprios do organismo. “Hoje em dia há maquiagens “inteligentes”, ou seja, vêm adicionadas de ativos interessantes com efeitos preventivos e curativos que se somam ao efeito cosmético. Podemos também formular cremes que funcionam como bases, pois, além dos pigmentos que colorem e homogenizam a aparência da pele, contém todos os ativos necessários para cada paciente, nas suas concentrações ideais”, finaliza a Dra. Granja.

Dra. Mercedes Granja - Médica formada pela Universidade São Francisco - Faculdade Bandeirante de Medicina; especializações médicas em Nutrologia e Patologia Clinica; pós-graduação em Dermatologia e Medicina Estética; extensão universitária em Mesoterapia Clínica e Estética em Bordeaux-França; educação continuada em Geriatria pela USP; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology; professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. | www.mercedesgranja.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira