Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:31

Fundador da ECA-USP lança livro com reflexão sobre a forma e o conteúdo do jornalismo

O mais novo título do fundador da Escola de Comunicações e Artes da USP celebra seus 50 anos de profissão e abre uma nova fase na Difusão Editora: a publicação de livros sobre jornalismo.

Considerado um dos ícones do jornalismo brasileiro, José Marques de Melo selecionou 30 entrevistas concedidas à imprensa especializada na área de comunicação em sua nova obra: Jornalismo, forma e conteúdo, lançada recentemente pela Difusão Editora. A obra, que pode ser entendida como um termômetro dos bastidores da função jornalística, inaugura uma nova fase da Difusão Editora, que além dos temas relacionados a Relações Públicas e Marketing, passa agora a editar títulos ligados ao Jornalismo.

Michelle Fernandes Aranha, diretora editorial da Difusão, celebra a entrada neste mercado. "Para a Difusão é um privilégio dar início a um novo tema com um autor tão renomado, formador de várias gerações de jornalistas, pesquisadores acadêmicos e fundador de uma das maiores escolas de jornalismo do Brasil".

As transformações da sociedade estão no foco da profissão, que busca atender às demandas cognitivas dos usuários ao mesmo tempo em que se adapta às inovações tecnológicas. Essa conexão entre a forma e o conteúdo mereceu uma reflexão aprofundada do autor, numa continuação do livro Midiologia para iniciantes, publicado em 2005, com entrevistas concedidas na última década do século XX.

Seu mais recente título aborda o grande desafio da profissão, que é mudar sem perder a identidade, num cenário de cada vez mais interlocutores na cena jornalística. A obra é construída a partir de um conjunto de entrevistas concedidas por Marques de Melo a repórteres, observadores, pesquisadores, professores e estudantes de jornalismo.

Esta coletânea de entrevistas feitas por veículos de Estados como Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Goiás, São Paulo, Paraná e até do exterior - Revista Latino-americana de Ciências da Comunicação - focaliza a profissão, o mercado de trabalho, a formação universitária e a pesquisa científica dos fenômenos da comunicação de atualidades. "A ideia é atender a expectativa das novas gerações, reunindo diálogos sobre a profissão e sua interface com outros campos do saber comunicacional", esclarece o autor.

As questões abordadas refletem dúvidas e angústias dos jornalistas e a postura didática de Marques de Melo procura incluir os novos participantes do universo jornalístico, como produtores, consumidores, estudantes ou pesquisadores.

Segmentos Temáticos - A obra está dividida em 30 capítulos, agrupados em três segmentos temáticos. O primeiro deles, Ideias e fatos, trata de questões conceituais, demarcando fronteiras entre o jornalismo e outros processos da comunicação. É composto por dez entrevistas com temas que variam entre liberdade de imprensa, função social da imprensa, reportagens especiais, globalização, jornalismo on-line, a polêmica do diploma, equívocos pedagógicos, disciplinas acadêmicas, futuro e perspectivas da profissão, pesquisa, mercado de trabalho e o papel das universidades.

O segundo capítulo, Lugares e sujeitos, contextualiza as entrevistas em cenários frequentados pelo autor, suas histórias e seus trabalhos relevantes, além de aprofundar questões biográficas de seus parceiros intelectuais ou mediadores acadêmicos. Também composto por dez entrevistas, o capítulo aborda assuntos como a Escola Latino Americana de Comunicação; os dez anos da Cátedra Unesco/Metodista; a origem histórica da Rede Alcar (Alfredo de Carvalho) e o bicentenário da imprensa brasileira; a atuação do autor na Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e nas celebrações da crônica jornalística de Rubem Braga; o legado acadêmico de Luiz Beltrão e a realidade da profissão; a passagem de Flávio Galvão, Hélcio Deslandes e Gileno Marcelino pelo corpo docente da ECA (USP) e a convivência com o jornalista Jair Borin.

No terceiro, Pretextos e contextos, o autor explica os contextos de sua história de vida, desvendando as pautas e pretextos escolhidos para o diálogo com os pares. As últimas dez entrevistas da obra aprofundam temas pessoais, como família; hábitos; trabalho e interesse pela pesquisa; carreira e vida acadêmica; conquistas; repressão e regime militar; raízes culturais; conselhos aos estudantes; linguagem jornalística; regulamentação profissional; mudanças tecnológicas; governo, cobertura política e sensacionalismo.

O autor - O sertanejo José Marques de Melo é referência na América Latina na área de Comunicação Social. Natural de Palmeira dos Índios (Alagoas), é um dos fundadores da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autor de inúmeros artigos publicados nacional e internacionalmente sobre a importância do jornalismo na sociedade. Além de jornalista, é escritor, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico.

O autor coleciona títulos sobre o tema, entre os quais: Vestígios da Travessia - da imprensa à internet (2009), Jornalismo: Conhecimento e Reinvenção (2009), Teoria do Jornalismo (2006), Jornalismo Brasileiro (2003), Jornalismo Opinativo (2003), A Opinião do Jornalismo Brasileiro (1985/1994) e Estudos de Jornalismo Comparado (1972).

Como jornalista, trabalhou em Maceió, Recife e São Paulo, sendo atualmente colunista da Revista Imprensa. Dirigiu faculdades, cursos e laboratórios na USP, Unicamp e Umesp, exerceu cargos públicos no Brasil e proferiu palestras e aulas magnas em centros de estudos de países como Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Canadá, Estados Unidos, Escócia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, México, Panamá, Peru, Portugal, Venezuela e Uruguai. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Difusão - Especializada nas áreas de saúde e comunicação, a Difusão Editora fornece material didático para mais de 400 instituições de ensino brasileiras, sempre valorizando o autor nacional. Fundada em 1976, atende livrarias de vários estados brasileiros e tem seu público-alvo composto principalmente por professores, pesquisadores e estudantes de nível médio e universitário. Hoje, a Difusão é também parceira da Thieme Medical Publishers, uma das mais reconhecidas editoras internacionais de livros voltados para médicos, cientistas, residentes e estudantes de medicina. . [ ISBN: 978-85-7808-049-5 | Formato: 16 x 23cm fechado | 203 páginas, por R$ 36,50]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira