Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:32

Antropologia dos militares – Reflexões sobre pesquisas de campo


Organizadores: Celso Castro e Piero Leirner.

Sinopse - Pioneiros no estudo antropológico dos militares brasileiros, Celso Castro e Piero Leirner reuniram neste livro diversos pesquisadores que utilizaram o método da pesquisa de campo em seus estudos, convivendo com militares de carne e osso. É sobre essa experiência — a ligação entre o estudioso e seus “nativos” — que foram convidados a escrever, sempre com a preocupação de refletirem criticamente sobre a utilização e o rendimento dos métodos de pesquisa em antropologia para esse universo. Na contramão da maior parte da produção acadêmica nesta área, que enfatiza as intervenções militares na política, Antropologia dos militares não se baseia nos momentos extraordinários da vida militar, e sim na sua rotina cotidiana, buscando compreender como se estrutura sua visão de mundo.

Orelha - Este livro reúne autores que estudaram os militares brasileiros utilizando a etnografia como método de pesquisa. A partir da reflexão sobre suas experiências de pesquisa de campo na caserna, os autores contribuem para o estabelecimento de um novo campo de estudos, que podemos chamar de “antropologia dos militares”.

Os textos resultam de pesquisas realizadas nas duas últimas décadas, período em que se renovou o interesse pela compreensão do “mundo militar” no Brasil. Até então, a maioria dos trabalhos produzidos no campo das ciências sociais e da história tinha como foco as intervenções militares na política ou a transição do regime militar para a democracia.

A abordagem antropológica dos militares reconhece a importância desses trabalhos, mas propõe novas estratégias e áreas de pesquisa. Busca-se compreender a vida cotidiana na caserna, os processos de socialização profissional, a construção da identidade militar, a vida familiar em vilas e prédios militares, e a relação entre militares e seus etnógrafos, entre outros temas.

São pesquisas que contribuem para uma percepção mais densa do mundo militar, colaborando tanto para um melhor entendimento da vida na caserna, quanto para o alargamento das questões que a antropologia enfrenta ao estudar uma instituição central de nossa própria sociedade.

Celso Castro é antropólogo, diretor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (Cpdoc/FGV), e autor de diversas publicações sobre os militares na história e na sociedade brasileira, entre elas O espírito militar (Jorge Zahar, 1990, 2 ed., 2004) e A invenção do exército brasileiro (Jorge Zahar, 2002).

Piero Leirner é antropólogo, professor da Universidade Federal de são Carlos e autor do livro Meia-volta, volver: um estudo antropológico sobre a hierarquia militar (FGV, 1997). | Preço Sugerido: R$ 34,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira