Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:36

Comissão mista de Brasil e União Europeia alinha ações de cooperação em Bruxelas

Destaques do projeto de internacionalização de empresas executado pela ABDI foram apresentados no evento.

Brasília– Representantes do Governo brasileiro e da Comissão Europeia reuniram-se na última semana, durante a 11ª Reunião da Comissão Mista Brasil-União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. O objetivo do encontro foi alinhar as diretrizes que orientam os diálogos de cooperação técnica, identificar novas áreas para o aprofundamento da relação bilateral e definir prioridades com vistas à preparação da III Cúpula Brasil-União Europeia, que acontecerá em outubro, em Estocolmo, Suécia. Entre os temas abordados, destacaram-se a política regulatória industrial para os setores de têxtil e confecção, madeira, papel e celulose e aço e metais não ferrosos, além das agendas de cooperação bilateral e trilateral envolvendo Brasil e União Europeia.

O coordenador técnico do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), Eduardo Rezende, participou do encontro e apresentou os destaques do plano de ações desse Projeto, que é fruto do Ajuste Complementar de Cooperação firmado entre o Brasil e a UE, com um investimento de 44 milhões de euros (provenientes de fundos das duas partes). O Projeto é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O PAIIPME é o maior projeto de cooperação técnica da União Europeia em andamento na América Latina. “A execução do projeto, que hoje conta com a parceria de entidades brasileiras de abrangência nacional, setorial e regional, foi muito bem avaliada durante o encontro. O PAIIPME possibilita a assistência técnica à internacionalização das PME brasileiras, à realização de estudos sobre temas específico dentro das estratégias de inserção internacional e à capacitação de agentes intervenientes. Também auxilia nos processos de aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, de intercâmbio entre instituições homólogas, de capacitação empresarial, entre outros. Ao todo, são 34 projetos em andamento por todo o País, com o objetivo principal de contribuir para a inserção competitiva do Brasil na economia mundial e, em especial, reforçar os laços econômicos e comerciais com a União Europeia”, explica Eduardo.

Também participaram do evento em Bruxelas representantes brasileiros de outros projetos de cooperação técnica entre Brasil e União Europeia, como o Projeto Inclusão Social Urbana – Nós do Centro, executado pela Prefeitura de São Paulo, e o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais, implementado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O grupo brasileiro foi liderado pelo Ministério das Relações Exteriores, em especial pela diretora do Departamento da Europa, a embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, e pelo diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos, o ministro Hadil da Rocha Vianna.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira