Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2009 - 09:57

Pesquisa PROVAR & LABFIN/FIA e Felisoni Consultores Associados revela aumento na intenção de compra no varejo para o 3º trimestre do ano

Índice de pessoas que pretendem comprar subiu de 61,8% para 74,2% na comparação entre o terceiro trimestre de 2009 e o do ano passado. Estudo divulga ainda resultados da pesquisa de Intenção de Compra na Internet

O índice de intenção de compra para o trimestre julho - setembro de 2009 revela uma melhora das expectativas de consumo em relação ao trimestre anterior (julho - setembro de 2008). É o que aponta a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo”, realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo) & LABFIN (Laboratório de Finanças), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados. O estudo confirma que há nitidamente uma tendência à melhora da confiança dos indivíduos em adquirir novos produtos quando se compara o segundo trimestre com o terceiro. Esse percentual sobre de 72,4% para 74,2%.

Essa tendência se acentua observando a série dos últimos quatro trimestres. Observa-se uma melhora muito evidente comparando-se o terceiro trimestre de 2008 com o terceiro trimestre de 2009. O índice de pessoas que declararam ter intenção de compra subiu de 61,8% para 74,2%.

Esses números sugerem, de acordo com o professor Nuno Fouto, um dos coordenadores do estudo, que: “o consumidor deverá continuar sendo sensível ao ambiente de ofertas, promoções e desoneração fiscal que vem sendo amplamente comunicado”.

Os produtos de Informática continuam liderando as intenções de compra. Do total de 500 consumidores entrevistados na cidade de São Paulo de 16 a 26 de junho, 14,2% manifestaram interesse em adquirir no período de julho a setembro itens relacionados a essa categoria. Outras cestas de produtos com maior percentual de declaração de interesse são: Linha Branca, Cine e Foto, e móveis.

Quadro 1: Intenção de compras por categoria de produto (no varejo):

Quadro 2: Intenção de compras por categoria de produto (na internet) :

Provar: O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Labfin: O Laboratório de Finanças da Fundação de Instituto de Administração (FIA) criado em 1995, que atua na área de Gestão de Instituições Financeiras, Mercado de Capitais e Avaliação Econômico-Financeira, e está preparado, com seu quadro de docentes doutores, mestres e especialistas, para a execução de projetos de desenvolvimento profissional para pessoal envolvido nos vários segmentos do mercado. O Centro de treinamento é constituído por salas de aula com equipamentos de última geração que proporcionam forte interação entre o aluno e o conhecimento.

Atualmente, diversifica suas atividades posicionando-se na vanguarda do conhecimento científico, o qual é transmitido em suas duas linhas básicas de atuação - pesquisa e treinamento. Todos os projetos de pesquisas do Laboratório de Finanças têm o objetivo de gerar relatórios, guias e softwares para auxiliar profissionais que precisam de análises financeiras complexas e atualizadas e que sirvam como base para a tomada de decisões.

Felisoni Consultores Associados: A Felisoni Consultores Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações. A experiência da Felisoni & Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreitamente relacionadas à dinâmica do mercado de consumo.

FIA: eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 29 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 5° mais experiente do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira