Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2007 - 07:57

Projeto da Fundação Banco do Brasil beneficiará 60 municípios do semi-árido

A Fundação Banco do Brasil, Petrobras e a Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA) lançam dia 17 (terça-feira), na comunidade de Lajedo de Timbaúba, no município de Soledade (PB), a primeira fase do programa Uma Terra e Duas Águas. A idéia do projeto é utilizar tecnologias alternativas, baratas e eficientes, que possibilitem a convivência do agricultor com o semi-árido. Pretende-se promover a segurança alimentar e a geração de renda dos agricultores familiares, a partir do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos. A primeira etapa do projeto compreende a construção de 144 experiências de captação de águas da chuva, que beneficiarão 818 famílias.

Essa fase terá a duração de um ano e depois será estendida para 60 municípios de dez estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O projeto aplica quatro tecnologias sociais. Uma delas é a barragem subterrânea. Uma parede é construída no interior do solo para barrar as águas das chuvas. Forma-se espécie de vazante artificial, que mantém o terreno molhado por longo período após a época chuvosa. Outra tecnologia é a cisterna adaptada para roça. Trata-se de um reservatório que recebe águas das chuvas que escoam dos desníveis do terreno ou de áreas pavimentadas. Há, ainda, o caxio, espécie de fosso escavado em rochas, e o caldeirão, que é uma caverna natural aproveitada como reservatório de água.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira