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17/04/2007 - 08:02

Coca-Cola Brasil e consumidores fazem cada gota valer a pena e arrecadam R$ 4 milhões para projetos sociais


Resultado da Semana Cada Gota Vale a Pena superou as expectativas da Coca-Cola Brasil, a campanha mobilizou milhares de consumidores em todo o País, Toda arrecadação somará aos R$ 37 milhões que o Sistema Coca-Cola Brasil já investe em responsabilidade social.

O Sistema Coca-Cola Brasil agora pode afirmar que, definitivamente, cada gota vale a pena. A campanha criada pela empresa de bebidas e seus fabricantes, intitulada Semana Cada Gota Vale a Pena, arrecadou R$ 4 milhões para programas sociais e ambientais do Instituto Coca-Cola Brasil, superando as expectativas da empresa.

O sucesso da campanha deve-se, principalmente, à participação de milhões de consumidores, que não precisaram pagar nada a mais para participar. Na semana de 18 a 24 de março, cada embalagem dos diversos produtos da Coca-Cola Brasil, tais como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e isotônicos, reverteu R$ 0,02 centavos para o Instituto Coca-Cola Brasil. O valor arrecadado irá somar-se aos R$ 37 milhões que o Sistema Coca-Cola Brasil já investe, anualmente, em iniciativas sociais e ambientais.

“A Semana Cada Gota Vale a Pena foi um sucesso e superou nossas expectativas, principalmente porque esta a foi uma iniciativa pioneira no Sistema Coca-Cola em todo o mundo. A campanha reafirma o nosso compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social, representado pelo ‘P’ de Planeta na nossa visão de negócio”, afirma Marco Simões, diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil e também diretor de Comunicação da Coca-Cola Brasil.

Os R$ 4 milhões arrecadados na Semana Cada Gota Vale a Pena vão alcançar milhares de brasileiros beneficiados pelos programas do Instituto Coca-Cola Brasil nas áreas de educação, meio ambiente e bem-estar. O destino dos recursos será definido pelo Conselho Consultivo do Instituto, composto por representantes de vários setores da sociedade.

Com uma das maiores capilaridades do mercado, chegando a cerca de um milhão de pontos de venda em todo o território nacional, o Sistema Coca-Cola Brasil colocou todo o potencial da força de vendas nessa mobilização social. “Como uma das líderes no mercado de bebidas não-alcoólicas, a Coca-Cola Brasil considera que tem o papel de sensibilizar o consumidor para questões desta importância. Por isso, criamos este formato de uma campanha de mobilização, convidando o consumidor a participar com o Instituto Coca-Cola Brasil da construção de um país melhor”, diz Simões.

Instituto Coca-Cola Brasil - O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Seu Conselho Consultivo tem a função de assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela diretoria da entidade. São membros do Conselho: André Balbi – Rexam | Carlos Lohmann - Rio de Janeiro Refrescos | César Andrada - Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola | Hendrik Steckhan -Coca-Cola Brasil | Isabel Fillardis - A Força do Bem e Doe seu Lixo - José Luiz Cutrale | Suco Cítrico Cutrale -Marco Simões Coca-Cola Brasil | Ricardo Mello -Renosa - Industria Brasileira de Bebidas | Ricardo Vontobel-Vonpar Refrescos | Robert Wilson - Escola Americana e Opportunity Equity Partners | Roberto Civita - Editora Abril | Rodrigo Caracas - Coca-Cola Brasil | Viviane Senna - Instituto Ayrton Senna | Walter Susini - Coca-Cola América Latina.

A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação, meio ambiente e bem-estar. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem e o Reciclou, Ganhou.

Programa de Valorização do Jovem - O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. Em todo o Brasil, já foram beneficiados mais de 18 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, alunos da 5ª à 7ª série com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos da 1ª à 4ª série, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 0,7%, contra uma média nacional de 12% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Reciclou, Ganhou - Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o programa “Reciclou, Ganhou” é uma das iniciativas que colaboram para que o Brasil seja recordista na reciclagem de embalagens de alumínio, com um índice de 96%. O programa está presente em 23 estados e já promoveu a coleta e a reciclagem de 180 milhões embalagens pós-consumo. Através de projetos educacionais de conscientização ambiental e parcerias com escolas públicas e privadas, hospitais, entidades filantrópicas, estabelecimentos comerciais, associações de moradores, cooperativas de reciclagem e catadores autônomos, o material reciclável é recolhido e encaminhado para uma nova indústria que surge, a indústria da reciclagem de materiais. O “Reciclou, Ganhou” não só é um programa educacional e ambiental, como também atua na área social, resgatando a dignidade de desempregados e moradores de rua, colaborando para que eles possam ganhar seu sustento de forma honesta e ecológica.

Outros programas do Instituto - Neste momento, outros programas nos segmentos de meio ambiente e de bem-estar estão sendo formatados para lançamento ao longo de 2007 e 2008.

Iniciativas do Sistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil desenvolve diretamente cerca de 142 iniciativas sociais e ambientais em todo o País, com destaque para programas como o dos Restaurantes Comunitários Prato Popular, que está presente em 13 estados e já serviu, a R$ 1 cada, mais de 2,3 milhões de refeições.

Sistema Coca-Cola Brasil - O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente mais de 31 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 310 mil empregos. Anualmente,, adquire R$ 3,5 bilhões em produtos e serviços e recolhe R$ 2,6 bilhões em impostos no País. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu mais de R$ 3 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos. A Coca-Cola Brasil foi a vencedora da Woodruff Cup 2005, que aponta a melhor operação de Coca-Cola no mundo segundo critérios de responsabilidade social e ambiental e desempenho financeiros e vendas.

Rio de Janeiro Refrescos - A Rio de Janeiro Refrescos (www.rjrefrescos.com.br), primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil e fundada em 1942, é hoje uma das maiores fabricantes brasileiras da Coca-Cola e líder na indústria de refrigerantes nos estados onde atua: Rio de Janeiro e Espírito Santo. São quase 16 milhões de consumidores, mais de R$ 440 milhões em geração de impostos, 73 mil clientes, mais de 2 mil colaboradores diretos e 2,4 mil fornecedores e prestadores de serviço.

Em 1994 passou a integrar o Grupo Andina - maior fabricante Coca-Cola no Chile e, também, um dos maiores da Argentina. A Rio de Janeiro Refrescos opera, atualmente, com duas unidades fabris: Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e Cariacica, no Espírito Santo. A capacidade instalada de produção anual destas duas plantas industriais hoje é de 1 bilhão e 200 milhões de litros de refrigerantes (41% do total do Grupo Andina). A RJR possui centros de distribuição nos municípios fluminenses do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Cabo Frio e Campos.

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