Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2009 - 10:09

ABENDI recebe Credenciamento da Agência Nacional do Petróleo

A Associação passa a atuar formalmente como instituição de P&D nas áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis .

A Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, ABENDI - entidade sem fins lucrativos que visa difundir as técnicas de END e Inspeção no mercado global, em prol da preservação da vida dos profissionais e do meio ambiente, recebe credenciamento da ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Divulgado no Diário Oficial de 27 de maio, o credenciamento consiste no reconhecimento formal da instituição para atuar em áreas de relevante interesse para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis, com aptidão tecnológica para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, dirigidas para metrologia científica e industrial, normalização técnica, avaliação da conformidade para controle de qualidade, homologação e certificação de novas metodologias, produtos, processos e unidade-piloto.

Para a Gerente de Normalização e Projetos da ABENDI, Alessandra Alves, o credenciamento é a atestação da capacidade técnica da entidade em gerir projetos de pesquisa e desenvolvimento. ”Será uma excelente oportunidade de desenvolver projetos em parceria com as concessionárias e desta forma contribuir para a inovação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. O credenciamento também promoverá um maior entrosamento entre a entidade e a indústria do petróleo, sobretudo as pequenas e médias empresas”, afirma.

Pelo disposto na cláusula de pesquisa e desenvolvimento incluída nos contratos a partir de 1998, o credenciamento é condição necessária para que o concessionário, por exemplo, a Petrobras possa investir nas instituições de P&D. Neste caso, o concessionário está obrigado a realizar despesas qualificadas no valor equivalente a 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou com grande volume de produção, nos quais a participação especial seja devida.

Outro dispositivo da cláusula estabelece que até 50% das despesas qualificadas com pesquisa e desenvolvimento poderão ser realizadas através de atividades desenvolvidas em instalações do próprio concessionário ou suas afiliadas, localizadas no Brasil, ou contratadas junto a empresas nacionais. O restante deverá ser destinado à contratação dessas atividades junto a universidades ou institutos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nacionais que forem previamente credenciados para este fim pela ANP.

Perfil da ABENDI - Entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, fundada em Março de 1979, com a finalidade de difundir as técnicas de END e Inspeção, geralmente utilizadas nos setores petróleo/ petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros.

Reconhecida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, como Entidade Tecnológica Setorial e pela European Federation for NDT - EFNDT, através do Mutual Recognition Agreement - MRA, os profissionais certificados no Brasil tem a sua qualificação reconhecida em países da Europa; credenciada pela ABNT como Organismo de Normalização Setorial; acreditada pelo Inmetro como Organismo de Certificação de Pessoal; e qualificada como Organização da Sociedade Civil e Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira