Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2009 - 10:57

Em livro, psicóloga da uva dá voz a mulheres de comunidade carioca

O que pensam as moradoras de uma humilde comunidade carioca sobre as desigualdades sociais e as ações dos governantes? Será que se arrependem de terem deixado suas cidades em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro? Quais são os maiores sonhos dessas mulheres? As respostas e opiniões para essas e outras perguntas podem ser encontradas no livro Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na Localidade de Muzema, da psicóloga Lurdes Oberg, que foi lançado no dia 16 de julho (quinta-feira), na Universidade Veiga de Almeida (UVA), durante a III Mostra Regional de Práticas em Psicologia.

A publicação é resultado da tese de doutorado da professora e foi produzida a partir da experiência no Serviço de Psicologia Aplicada da UVA, que vem acompanhando moradores, há mais de sete anos, no posto de saúde de Muzema, Zona Oeste do Rio. A equipe coordenada por Lurdes Oberg realizou entrevistas com 12 mulheres da comunidade, em que elas tiveram a oportunidade de refletir sobre assuntos como individualismo, a ausência do Estado em diversos setores da sociedade e a realidade das pessoas excluídas pela pobreza. Segundo a professora, o livro “investiga a comunidade como um microcosmo de um contexto mais amplo de análise”, ressaltando a importância de um trabalho clínico de psicólogos junto a populações de baixa renda.

O lançamento de Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na Localidade de Muzema acontece às 17 horas de hoje e tem entrada franca.

Lançamento do livro Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um Estudo em Psicologia Social Comunitária na Localidade de Muzema, da psicóloga Lurdes Oderg

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira